A partir desta quinta-feira (22) o sinal analógico de televisão terá sua retransmissão extinta definitivamente em Paulo Afonso (486 km de Salvador).
O desligamento dessa antiga modalidade de retransmissão acelera o processo de migração para o sinal digital. O avanço da tecnologia permite uma captação via satélite sem interferência de outros sinais que provocam chuviscos, imagem dupla chamada de fantasma, e muitas vezes, ausência de sinal, visto que a retransmissão se dava através de torres repetidoras. Falta de energia elétrica em um desses pontos era suficiente para a queda do sinal.
Em Salvador, região metropolitana e outras cidades da Bahia, a migração já foi totalmente concluída. Nessa etapa, o cronograma teve início no dia 19 e vai até 30 de dezembro, atingindo 76 municípios baianos.
Para quem ainda possui aparelho de TV de modelo antigo (com tubo de imagem), será necessário adquirir um conversor digital e uma antena UHF. Após a instalação desses equipamentos, deve ser feita uma busca de canais com o controle remoto do conversor. Os canais disponíveis serão memorizados automaticamente, com a mesma qualidade de uma TV digital. Para uma captação mais segura, que não seja afetada por tempo nublado ou chuva, é recomendado o uso de uma antena externa.