O sonho de implantar a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e ampliar os serviços de saúde pública, em Paulo Afonso (Norte da Bahia), está prestes a se tornar realidade. De acordo com publicação oficial da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), a construção da primeira UTI do Hospital Nair Alves de Souza acaba de ser definida.
As empresas Globo Engenharia LTDA e KCA Engenharia e Arquitetura, responsáveis pela obra, foram conhecidas nesta quinta-feira (1/8), após publicação oficial da CONDER.
O HNAS, mantido atualmente pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), vai receber 20 leitos de UTI adulto e neonatal, que serão adquiridos pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Até a UTI ficar pronta, o hospital continuará encaminhando pacientes para outras unidades de Tratamento Intensivo da Região de Paulo Afonso, mas logo estará resolvendo os casos de necessidade de internação em terapia intensiva, reduzindo sua lotação.
Em março deste ano o compromisso foi firmado em Paulo Afonso, durante evento com a participação dos secretários estaduais de Saúde, Fábio Vilasboas, e de Relações Institucionais, Josias Gomes, além do diretor da Chesf, Helder Falcão, da presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Jeane Michel, do reitor da Universidade do Vale do São Francisco, Julianeli Tolentino, e do prefeito do município, Anilton Bastos Pereira. Até o final 2016, a Chesf continuará responsável pela manutenção e recursos humanos. Em 2017, parte dos recursos humanos serão da EBSERH, enquanto a Chesf continuará custeando a manutenção e a folha de pagamento. Já, em 2018, a EBSERH assumirá todo o quadro funcional, reduzindo as obrigações da Chesf em relação à manutenção.
O Hospital Nair Alves de Souza atende à demanda dos municípios da região Norte da Bahia, além de receber pacientes de Alagoas, Pernambuco e Sergipe, por estar situado na fronteira com estes estados.