O aumento da incidência de virose em Paulo Afonso acendeu o sinal de alerta na Câmara Municipal. Ao tomar conhecimento de que no principal Hospital da região, o Nair Alves de Souza, houve um aumento de 70% de casos de virose, em relação ao ano anterior, o vereador Edson Oliveira Maciel (PP) tratou imediatamente de solicitar à direção do HNAS um histórico dos casos registrados em Paulo Afonso nos últimos 3 meses, além de um detalhamento das ações executadas pelo HNAS para o combate à doença.
Para piorar já há circulação em PA o vírus zika, também transmitido pelo Aedes aegypti, essa doença ainda não causou nenhum óbito no Brasil. A chikungunya, também tem como vetor o Aedes aegypti, e está na iminência de entrar em Paulo Afonso, onde vai encontrar uma população sem nenhuma imunidade, ressaltou Dinho.
Ciente do fato de que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos, a Secretaria de Saúde do município de Paulo Afonso está promovendo a campanha, inclusive no meio rural, para tentar reduzir os impactos causados pela dengue.