Os cursos universitários à distância foram regulamentados em 1996, este foi o primeiro passo para que gradualmente deixassem de ser malvistos. A fama ruim que nutriam sobre estes cursos eram que os alunos se formavam sem praticamente ir às universidades. O desafio de ser confiável exigiu das universidades muito empenho e adequação às realidades.
Os melhores cursos souberam implementar o mais básico. Um dos exemplos está na UNISA (Universidade de Santo Amaro) Pólo Paulo Afonso), com muitos profissionais atuando no mercado e turmas variadas, mostrou na noite desta quinta-feira (17), no Memorial Chesf, no 1º Encontro de Engenharias, que ainda passa pelo esforço dos coordenadores pedagógicos o passo decisivo para superar qualquer obstáculo e elevar o nível da graduação.
Se não está na sala de aula todos os dias, mas tem a biblioteca, tem a troca de experiência como a desta noite e obviamente o esforço de cada estudante.
“Então é necessário o conhecimento técnico nas áreas afins, há pessoas de áreas diversas como pedagogas, serviço social que também precisam dessa interação, considerado que estão presentes as cinco engenharias, tudo somado enriqueceu muito o nosso evento”, disse Gorette Moreira, coordenadora pedagógica da Unisa, à reportagem do site Ozildo Alves, parceiro do evento.
Com os dois salões tomados de estudantes, engenheiros, e profissionais de diversos os palestrantes desfilaram universos variados da engenharia sobre os temas: geração de energia, energias renováveis, engenharia de pesca, gestão empresarial e de projetos. Coube a promotora Dra. Luciana Khoury, segunda palestrante, aproximar a responsabilidade do tema para todos, independente da função que cada um exerça na sociedade.
O evento contou com a parceria de outras universidades cuja engenharia faz parte da grade, do Crea – BA, outros órgãos federais como CODEVASF, do comércio e da vereadora Leda Chaves (PDT) a quem Gorette disse ter uma parceira. “Não é por nada não, mas é importante dizer que Leda é envolvida em tudo, não apenas para mim, mas ela é atuante” elogiou. Reparando bem, da política mesmo, só Leda deu o ar da graça. Talvez porque estude, conclui enfermagem este ano.
“As universidades têm um papel importante, a UNEB também, vi muitos jovens comprometidos aqui, tinha mais temas para abordar, e queria ouvi-los também. Esse evento foi de grande importância para Paulo Afonso, acredito no potencial dos diversos seguimentos que aqui estiveram”, disse a promotora Luciana Khoury.
Fonte/Autor: Redação Ivone Lima (www.ozildoalves.com.br)