Mesmo o município de Paulo Afonso tendo uma vocação natural para o turismo, a Prefeitura em parceria com a Secretaria de Turismo estão buscando ampliar ainda mais os roteiros turísticos, para isso, ela vai investir em um importante atrativo turístico que esta localizada na comunidade rural de Paulo Afonso, que são dezenas de sítios arqueológicos de pinturas rupestres que formam o Museu a Céu Aberto.
Visando integrar esse roteiro ao passeio de catamarã, e ao artesanato de linhas na Malhada Grande, fabricado em teares rústicos redes, mantas e outras peças da melhor qualidade, já exportadas para a Europa, que vai gerar mais emprego e renda, não só para os moradores do povoado Malhada Grande, como a de outras comunidades rurais.
A prefeitura também já solicitou a Companhia Hidroelétrica do São Francisco-CHESF, o retorno das visitas turísticas da usina hidrelétrica Apolônio Sales, Moxotó, que tem previsão para o início do próximo semestre. Além da requalificação do Lago do Balneário com a reestruturação no chafariz, cachimbo e a orla fazendo uma ligação à requalificação do Touro e a Sucuri.
Para o Secretário de Turismo, Marlos Guerra, a descentralização do roteiro amplia o tempo de permanência do turista em Paulo Afonso, consequentemente favorecendo o desenvolvimento econômico do município: “Mesmo sem o apoio do Governo Estadual e Federal, e com poucos recursos, a prefeitura vem buscando fazer seu dever de casa, que é investir cada vez mais no crescimento econômico do município. Nossa intenção é aumentar o roteiro turístico de Paulo Afonso, para o que o turista fique mais tempo na cidade”, destaca.
As ampliações e inovações não páram
Os encantos de Paulo Afonso são fascinantes para conhecer em qualquer estação do ano e se sentir totalmente conectado com a natureza. Para ampliar ainda mais a sua inclinação natural para o turismo, A SETUR em parceria com a CHESF, vem trabalhando em conjunto para dar agilidade no processo de melhoria e licitação dos atrativos turísticos dentro da usina como o Bondinho da Chesf, Mirante do Cogumelo, Antigo Zoológico, modelo reduzido, Ilha do Urubu etc.
E para ampliar ainda mais os segmentos de turistas, será a construído um mirante no DNER onde será um receptivo turístico com vista para o cânion do Rio São Francisco, imagem do Santo São Francisco, restaurantes, artesanato, auditório. Ou seja, A prefeitura, além de melhorar o que já tem, quer ampliar os pontos turísticos para diversificar ainda mais a oferta para todos os nichos de turistas.
Indicadores turísticos apontam que mesmo com a crise econômica nacional, o município de Paulo Afonso tem atraído um grande número de visitantes de várias regiões do Brasil. Causando um intenso movimento nos principais atrativos turísticos do município, como o Complexo Hidrelétrico e o passeio de Catamarã pelo Cânion do Rio São Francisco, aumentando o fluxo e a procura nos meios de hospedagem de 80 a 90% de ocupação, quase que diariamente, além de outros segmentos como alimentação e comércio, movimentando ainda mais a economia da cidade.
Fonte/Autor: AGECOM por Marizângela Sá