Na última segunda-feira (4), a campanha registrou baixa procura. A meta do Ministério da saúde é vacinar 80% do público alvo O público alvo que são pessoas idosas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, doentes crônicos, bem como reeducandos e funcionários do sistema prisional e os povos indígenas.
Conforme dados do Ministério da Saúde, estudos apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade global.
Segundo a coordenadora de imunização do município, Tassia Daniele Almeida, em Paulo Afonso apenas 18,05% da população foi vacinada contra gripe, o que representa um número muito baixo de acordo com a estimativa do Ministério da saúde, que é vacina 80% do público alvo. Mesmo assim, o município se encontra um pouco a frente do estado, que até agora vacinou apenas 17,19% desse público.
Diante do cenário, a coordenadora de imunização do município, Tassia Daniele Almeida, pede à população que: “Procurem os postos de vacinação para se imunizarem contra o vírus da Influenza. As pessoas que forem portadoras de doenças crônicas e não tiverem seus cadastros e não pegarem seus medicamentos nos postos de saúde procurem seus médicos e peçam uma receita para que possam ser vacinados. A vacina é produzida através de vírus mortos e não causa reações como gripe após tomar a dose”, reforça Tassia.
Ela salienta ainda que, os pacientes doadores de sangue que tomarem a vacina só podem realizar a doação após 48h do período do recebimento da mesma. Tassia Daniele enfatiza que as pessoas que tiverem alergia leve a ovo, como urticaria , precisam comunicar no posto de vacinação para serem imunizadas em ambiente hospitalar. As vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde de segunda a sexta, das 7h às 17h.
Fonte/Autor: Agecom - Por Marizângela Sá com Luiz Brito