Nesta quinta-feira, 26, por volta das 7h, cerca de duzentos agricultores de Rodelas, município localizado no Norte do estado baiano, reuniram-se no distrito de Ibó, município de Abaré, BA, e fecharam parte do trecho da BR/116, impossibilitando a passagem dos veículos que transitavam no local.
Segundo os agricultores, esse ato foi um protesto contra o corte de energia das bombas dos projetos irrigados do município, fato que aconteceu na manhã da última quarta-feira.
De acordo com informações do presidente da Câmara de Rodelas, Geraldo Cileno Gomes de Almeida (PMDB), que esteve de passagem por Paulo Afonso na manhã desta quinta-feira (26), o movimento foi necessário principalmente depois que a diretoria da CHESF, decidiu cortar os repasses para a CELPE. O prefeito do Municipio, Reginaldo Crateu, acompanhou o caso pessoalmente
Geraldo Almeida informou por telefone a Radio Betel FM 104,9 que o movimento desencadeado pelos agricultores, provocou imediata reação em Brasília, culminando com uma reunião emergencial,entre representantes da CODEVASF e do Ministério da Integração para discutir a questão do pagamento que se encontra em atraso. De acordo com Geraldo Almeida, a manifestação necessária para chamar a atenção da diretoria da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco - CODEVASF, responsável direta do pelo atraso de duas faturas de energia elétrica, estimadas em aproximadamente setecentos mil reais, o que motivou a interrupção do fornecimento de energia elétrica aos dos projetos.
Fonte/Autor: Luiz Brito com informação do Blogvelhochico