Com a entrada da Câmara de Paulo Afonso em ação a partir de segunda-feira, 23, deve “renascer” por parte do líder da minoria, Vereador Edson Oliveira Maciel (PP) a proposta de levar o secretário de Serviços Públicos, Paulo Mergulhão para o plenário da Dr. Manoel Josefino Teixeira, logo no início de março. A ideia de Dinho é apenas escutar o secretário, nada além.
Concorrente
O prefeito de Santa Brígida, Gordo de Raimundo (PT) já tem um adversário declarado na sua luta para reeleição. O nome do “algoz” de Gordo, que de gordo não tem nada, é o ex-prefeito Padre Francisco Teles. Ele sabe de todas as falhas do governo e já mostrou que vai para o enfrentamento.
Casa cheia
Os hotéis e principais pousadas de Paulo Afonso, apesar do carnaval limitado ao resistente grupo dos Cangaceiros, e algumas pequenas ações isoladas de blocos independentes, tiveram bons motivos para comemorar. Os hotéis e pousadas estiveram praticamente com todas as reservas preenchidas.
Mais de 50% dos prefeitos da Bahia, são candidatos à reeleição ano que vem. Se aprovadas mudanças na lei eleitoral para 2016, muitos deles vão ver seus projetos indo por “água abaixo”. A pressão vai ser para começar a valer em 2018.
Cobiçado
O vereador Antônio Alexandre (PR) disse que está sendo cobiçado por vários partidos desde que deixou a base de sustentabilidade do governo Anilton. O vereador tem feito mistério sobre qual partido vai escolher, por entender que tem até setembro para definir. Mas uma coisa ele já decidiu: o critério de escolha do partido é estar aliado ao projeto de campanha a prefeito de Paulo de Deus.
2º plano
Para o ex-vereador e atual presidente da BAHIA PESCA, Val Oliveira (PP), atento observador da cena pauloafonsina, o turismo em nossa cidade está sendo relegado. Nossas estruturas públicas não funcionam a contento. Falta gestão.
Espaçoso
Mesmo com as nomeações que conseguiu, tem petista ai que durante a vida inteira meteu a faca nas costa do prefeito e agora acha que o PT teve pouco espaço nesse governo de Anilton. O que eles queriam ? O cargo de prefeito?!
Al Capone
A população de Paulo Afonso mesmo com a derrota do então candidato a deputado estadual Luiz de Deus (DEM), não ficou totalmente orfã de representantes na Assembléia e na Câmara. Senão vejamos. Ao todo foram inúmeros aventureiros, porém, quatro deles obtiveram êxito nas urnas, contudo, um, Jojoba Gomes (PT), optou por ser secretário de Relações Institucionais de Rui Costa. Vamos aos nomes na ALBA, Paulo Rangel (PT), na Câmara federal, Mário Júnior (PP), Elmar Nascimento(DEM) e Aleluia (DEM). Ou seja, sendo Mário Negromonte Júnior da base aliada, o governador Costa, com efeito não vai permitir que este aspire disputar a sucessão do prefeito Anilton que foi talvez entre todos os prefeitos que apoiaram o grupo liderado pelo ex-governador Jaques Wagner (PT) o que mais votos direcionou para Costa e Jojoba. Ah! por desencargo de consciência Jojoba é Josias Gomes. Opa! antes que eu esqueça Mário Júnioor aparenta não ter pressa de chega á prefeitura. Afinal, Tudo tem seu tempo. Pelo sim, pelo não, Anilton chegará muito forte às eleições municipais do próximo ano, devendo anunciar seu "escolhido", em pleno Natal, que segundo contam nos becos e vielas, será o advogado e atual Procurador Geral do Município, Flávio Henrique Magalhães Lima. Se for, tem prestígio, conhecimento e sobrenome. E Isso conta.
Sabe de nada...
Uma certa figura de triste lembrança (e lambança), parece ignorar os processos que sofre na Justiça. Ele vem anunciando que será candidato a prefeito novamente. Difícil vai ser a justiça eleitoral permitir.
Tarefa árdua
O ano legislativo na Câmara Municipal de Paulo Afonso (CMPA) vai começar na próxima semana e na oposição o vereador Edson Oliveira Maciel (PP) vai continuar no posto de líder da minoria na Casa. Vai continuar carregando nas costas o peso da cruz de falar em nome do bloco que tem como missão fiscalizar as ações do prefeito Anilton.
Mesmo com esforço Dinho ainda não conseguiu encaixar direitinho as suas peças no xadrez político local, o que reflete-se na ausência de um remédio tático que cure os oposicionistas do mal do “cada um por si”, que ainda ameaça imperar.
Segurança
A onda de violência avança em Paulo Afonso e nem o governo, nem a Câmara nem o próprio comando da PM apresenta uma alternativa diante do cenário vivenciado nos ultimos meses. Prevenção se faz com homens nas ruas protegendo o povo. A Segurança Pública precisa fazer com ações concretas e continuadas de prevenção à violência. Entra comandante, sai comandante e as ações midiáticas mostraram-se ineficazes.
Chesf
É de se esperar que algum vereador nesse retorno das atividades cobre da Chesf mais atenção na preservação do Rio São Francisco. A CHESF nada tem feito para a recuperação do "Velho Chico". Justo ela que é a grande exploradora e predadora do rio.
Afinadíssimos
Está um primor de convivência o relacionamento entre os vereadores Petrônio Nogueira (PDT) e Marconi Daniel (PV), presidente e líder do governo, respectivamente, do Legislativo pauloafonsino.
Consciência
No silêncio do nosso morno Carnaval, católicos, evangélicos, judeus e espíritas se unem para refletir sobre a vida.
Propina
Algumas cidades da região de Paulo Afonso, não têm jeito. Há sempre alguém beneficiado por propina de empresário. Aliás, esse é um assunto que fede em quase todas as prefeituras.
Medindo
Alguém irrita-se quando a coluna lembra que lá se foram mais de seis anos que um certo ex-prefeito largou a prefeitura. E de modo nada brilhante.
Frases...
Perdas - Moça que só perdeu apenas o celular no carnaval saiu no lucro.
Queimado - A quarta-feira reduz toda sua alegria a cinzas.
Lazer - Não desespere. A Semana Santa já vem chegando.
Fonte/Autor: Luiz Brito