BobCharles.com.br

Política

Paulo Afonso - Bahia - 02/12/2014

Aos 46 anos a ASCOPA elege Gorette Moreira como primeira mulher presidente

Antônio Galdino

A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Paulo Afonso – ASCOPA constituída em 25 de setembro de 1968, pelos empresários Adauto Pereira de Souza, Ivan Vicente Ferreira, Nicolson Machado Chaves, Edson Araújo Cavalcante, Salvador Ferraz Xavier e José Batista Santos, iniciou suas atividades de forma ainda acanhada e discreta, reunindo-se nos escritórios das empresas dos fundadores.

Embora pouco divulgado a nova mudança na diretoria da ASCOPA se reveste de grande importância por vários motivos. Um deles, de grande relevância, é o fato de, pela primeira vez em seus 46 anos de vida, esta Associação que reúne o comércio, a indústria, a agropecuária e os serviços em Paulo Afonso, escolhe uma mulher como presidente.

A eleição foi no final de setembro e a posse em outubro e a nova presidente chega com muitos projetos para revitalizar esta importante associação, como disse em entrevista ao jornal Folha Sertaneja.

Com Gorette Moreira foram eleitos empresários muito respeitados e comprometidos com a história de Paulo Afonso como Salvador Xavier e Adeilda, fundadores da instituição, Jugurta Nepomuceno e Francisco da Assis que já presidiram a ASCOPA, além de Marcos Pires da Coinpe e Elias Oliveira, da Motociclos que já têm colaborado com esta associação.
No dia 25 de Setembro de 2014 a chapa: " Seriedade e Trabalho", encabeçada pela associada Maria Gorette Moreira venceu a eleição para a dirigir os trabalhos da ASCOPA no biênio 2014/2016. A posse foi no dia 08 de Outubro de 2014.

A chapa eleita tem a seguinte formação:
Presidente - Maria Gorette Moreira - UNISA
Vice Presidente - Marcos Pires - Coinpe
Diretor Tesoureiro: Salvador Ferraz Xavier - Loja Brisa
Diretor Administrativo - Elias Oliveira - Motociclos
Conselho Fiscal- Jugurta Nepomuceno Agra - Casa O Ferrageiro
Presidente de Mesa - Francisco de Assis Ferreira - Preservil
Secretaria de Mesa - Adeilda Moura Xavier - Loja Brisa

Gorette Moreira tem um rico currículo que foi levado em conta ao ser eleita para presidir a ASCOPA.
É funcionária pública desde 1977, atuando atualmente como Secretária Administrativa da Câmara Municipal de Paulo Afonso. Possui os cursos médios e técnicos de Contabilidade, Secretariado e Magistério, é graduada em Pedagogia, Direito e Psicanálise Clínica.

É pós-graduada em Supervisão Educacional, Direito Processual(inacabado), Contabilidade e auditoria e tem mestrado em Ciência da Educação, além de vários cursos de extensão inclusive em práticas trabalhistas, gestão social, orçamento público e administração municipal.

Tem atuação elogiada como membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentavel e do Conselho Municipal das Cidades, de Educação, da Criança e do Adolescente, da Merenda Escolar; Ação Social. Na ASCOPA, já foi Diretora Social.

Na área da Educação, a primeira mulher presidente da ASCOPA, também acumula muitas experiências na ministração de cursos, palestras e como Administradora e Coordenadora da UNOPAR, Coordenadora a ULBRA, UNISA, dentre outras instituições.

É escritora, poetisa, autora do livro Fragmentos de um ponto de partida, publicado durante o movimento cultural chamado Modernismo, dos quais foi uma das organizadoras ao lado seu criador, Professor Luiz José.
Gorette Moreira tem caracteristica empreendedora , sempre participou de vários cursos na área de empreendedorismo, fortalecendo a sua visão de ampliar e qualificar o mercado empresarial.

Ao jornal Folha Sertaneja a primeira mulher presidente da ASCOPA falou da sua decisão e dos seus planos:
“Associada da ASCOPA há muitos anos, já atuei como Diretora Social e nos últimos anos, na gestão do presidente Luciano Júnior estive ao seu lado, assessorando-o em momentos difíceis.

Hoje, assumimos a presidência da ASCOPA primeiramente com o intuito de arrumar a casa, como dizemos no popular, até porque a casa precisa ser arrumada, e arrumada em todos os sentidos. Administrativamente em todas as dimensões da palavra, principalmente documentalmente e financeiramente, pois esta Associação passa atualmente por uma crise oriunda de um passado descompromissado com a sua realidade.

É necessário registrar a equipe eleita, é formada por pessoas lutadoras há muitos anos. Estão de pé, firmes e unidos para restaurarmos a nossa ASCOPA, instituição forte que tem uma grande e respeitável história de participação em todos os avanços do município.

São muitos os nossos anseios e propostas para esse novo tempo que queremos implementar na nossa ASCOPA, mas creio que a principal delas hoje é credibilizar a nossa instituição nas dimensões merecidas para a qual foi criada.
Cada um de nós desta nova diretoria estamos com projetos fortes para a própria associação e para o município.

Estamos conscientes que nestes dois anos teremos muito trabalho e contamos com o olhar comprometido de cada um e esperamos entregar à próxima diretoria uma instituição revitalizada e aplaudida pelos seus feitos e pela sua história.
Já estamos nos reunindo para consolidar parcerias importantes com a CDL(Câmara de Dirigentes Lojistas de Paulo Afonso, o SINPA (Sindicato Patronal) para estabelecermos um forte no compromisso com o desenvolvimento de Paulo Afonso.

Desejamos ampliar, e muito, o atual quadro de associados e sensibilizar a cada um sobre a nossa força unidos para alcançar esses nossos objetivos. Estou muito confiante que esta gestão para a qual fui eleita como a primeira mulher à frente da ASCOPA vai dar ser um salto grande de qualidade e de valorização para a nossa ASCOPA”.

 

 

 

Fonte/Autor: Antônio Galdino- Folha Sertaneja

URL: http://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=8407