A facilidade com é encontrada em Paulo Afonso para comprar chumbinho(droga usada no combate a ratos) é impressionante. A venda do produto é proibida em todo o país, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) só autoriza o uso para casos veterinários. Mas em Paulo Afonso o chumbinho é vendido livremente nas feiras, mesmo proibido.
Os sintomas típicos de intoxicação ao ingerir este veneno são registrados em menos de uma hora após a ingestão e incluem náuseas, vômito, sudorese, salivação excessiva, visão borrada, contração da pupila, dor abdominal, diarreia, tremores e taquicardia.
Apesar da proibição, basta rodar a cidade para encontrar diversos pontos de venda do veneno. E a fiscalização como sempre dormindo em berço esplêndido.
Olho em 2016
Os diálogos para o pleito de 2016 já começaram. Um exemplo é o ex-candidato a deputado estadual Val Oliveira(PP), que pode ser o candidato do partido a prefeito de Paulo Afonso. Outro forte concorrente é o ex-prefeito Paulo de Deus. Isso pela banda oposicionista, já entre os aliados aparecem os nomes do petista Paulo Rangel, do procurador do município Flávio Henrique Magalhães Lima, do vice-presidente da Câmara Marconi Daniel, Petrônio Nogueira, tem também o Pastor Sílvio Pero(PSDB) e Jean Roubert(PTB). Só para citar alguns nomes.
Em Jeremoabo, tem Gerluce Carvalho, que deve ser a novidade em 2016. Agnelo Negromonte(PP) embora não confirme a pretensão tem sido cogitado por politicos tradicionais da cidade de Santa Brígida para disputar a sucessão de Gordo de Raimundo(PT). Em Macururé aparece o nome de outro novato, o filho do do juíz Rosalino dos Santos Almeida. Sem falar em David (PP), que é cotado para ser candidato a prefeito de Glória.
Cidadão
O padre Celso da Anunciação, recebe na próxima quinta-feira, 13, o Título de Cidadão de Paulo Afonso, conferid pela Câmara Municipal. A honraria, proposta pelo vereador Regivaldo Coriolano , será concedida a partir das 19 horas, no Plenário Dr. Manoel Josefino Teixeira. Celso josé da Anunciação José é natural de Tucano/BA.
Fonte/Autor: Luiz Brito