Com o auditório do Memorial CHESF lotado, começou na quarta-feira, 5, a 1ª Bienal do Livro de Paulo Afonso, evento literário que, pelos próximos dois dias, reunirá grandes escritores e intelectuais da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Como presumia o visionário professor Antônio Galdino, a cerimônia de abertura atraiu um grande número de pessoas interessadas em ouvir e ver de perto cerca de 30 poetas, além de músicos e escritores inscritos no projeto
Em sua primeira edição, os organizadores do evento tiveram a preocupação de homenagear escritores consagrados. Entre eles, João Ubaldo Ribeiro, Ariano Suassuna e Antônio José Alves de Souza (autor do primeiro livro sobre Paulo Afonso, em 1954) e João de Sousa Lima, palestrante desta quinta-feira.
Prevendo que o auditório não comportaria todo o público, os organizadores colocaram cadeiras extras. Mesmo assim, muita gente teve que se acomodar nos corredores do Memorial.
O evento prossegue a ate sexta-feira, 7, e a expectativa dos organizadores é a de que, cerca de 1000 pessoas, incluídos muitos estudantes da rede pública de ensino, visitem o espaço da bienal, onde, além de seminários, debates e palestras sobre literatura, musica , teatro e vários outras temas, são exibidos vídeos mostrando a história da CHESF.
“Este momento em que a terra da energia embala a 1 bienal do livro, estamos consolidando um projeto que aproxima o cidadão do livro” disse o secretário de Cultura e Esportes do município, José Jânio Soares,
Ainda durante a primeira noite do evento, houve a apresentação de artistas locais entrem eles o trio Dona Florinda, com destaque para o sanfoneiro Sálvio Emmanuel.
A programação dos próximos dias terá outras atrações, confira:
6 de Novembro- Auditório do Memorial Chesf
9h às 9h40 – Mesa Redonda 1 – Tema: O cangaço na literatura regional
Palestrante – João de Sousa Lima
Participação de dois outros escritores
9h40 às 10h – debate – perguntas.
10h às 11h – Auditório do Memorial Chesf
Palestra, recital e lançamento do livro “O galope de Ulisses” do poeta José Inácio Vieira de Melo, de Feira de Santana, com participação do SESC – Ler Paulo Afonso.
14h às 14h40 – Mesa Redonda 2 – Auditório do Memorial Chesf
Tema: A Chesf e o desenvolvimento regional (ou O Nordeste antes e depois da Chesf)
Palestrante – Antônio Galdino da Silva
Participação de dois outros escritores
14h40 às 15h – debate – perguntas.
15h às 15h40 – Mesa Redonda 3 – Auditório do Memorial Chesf
Tema: Delmiro Gouveia, o desenvolvimento e a educação no sertão nordestino.
Palestrante – Professor Edvaldo Nascimento – Participação de dois outros escritores 15h50 às 16h10 – debate – perguntas.
Dia 7 de Novembro – Auditório do Memorial Chesf
9h às 9h40 – Mesa Redonda 4
Tema: A palavra, instrumento do escritor e a Reforma Ortográfica Brasileira
Palestrante – Professor Francisco Araújo Filho
Participação de dois outros escritores
9h40 às 10h – debate – perguntas.
14h30 – Solenidade de encerramento; Certificação
15h às 16h30 – Na Mala do Poeta especial – apresentação Jotalunas.
Fonte/Autor: Agecom Por: Luiz Brito