Hoje a Lei Maria da Penha completa oito anos de ação no Brasil. Infelizmente, os dados ainda apontam que a violência contra a mulher é um problema muito presente no Estado. Em Paulo Afonso a presidente da ONG AGENDHA, Valda Aroucha, ao participar da solenidade pelos 7 anos de implantação da Delegacia Especial da Mulher (DEAM) na quarta-feira (27/07), classificou como uma vitória das mulheres pauloafonsinas na luta pelo fim da violência contra o sexo feminino. "A DEAM de Paulo Afonso representa a vitória das mulheres pauloafonsinas na luta pela repressão às diversas formas de agressão, principalmente contra a mulher; mas isso só se tornou possível graças à dedicação das doutoras Mirela Santana e Lígia Nunes de Sá e parcerias com instituições que sempre contribuíram com esse trabalho notável", falou Valda Aroucha .
Em setembro do ano passado a então delegada titular da DEAM Mirela Santana e Lígia Nunes de Sá, além de representantes das 15 delegacias especiais de atendimento à mulher instaladas na Bahia participaram, em Brasília, do Encontro Nacional das Deam’s, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres. O evento contou com a presença da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Barrios, que elogiou a estrutura operacional da Deam de Paulo Afonso.
A atual delegada titular da Deam Paulo Afonso, Dra. Lígia Nunes, ressaltou as ações executadas e das tarefas rotineiras, como as iniciativas de atendimento a mulher, ao adolescente e aos portadores de necessidades especiais. Os casos mais comuns são ameaças, lesões corporais graves e crimes contra a honra.
Para denunciar um crime de violência contra a mulher basta ligar para o número (75) 3282 5362, a denúncia é anônima.
Fonte/Autor: Agecom Por: Luiz Brito