Nesta quarta-feira (14), Juazeiro recebe o evento de lançamento do início da transmissão digital da TV São Francisco na região. Com isso, a programação da emissora contará com a alta qualidade da tecnologia HD durante todo o dia, produzindo conteúdo com mais qualidade e eficiência, trazendo inovações e mudanças nos setores de produção de conteúdo, edição e reportagem. O evento contará com a presença dos acionistas da Rede Bahia, clientes, parceiros, autoridades, colaboradores e imprensa local. O secretário de Turismo, Luiz Carlos de Carvalho vai participar da solenidade. O poder Legislativo estará sendo representado pelo assessor de comunicação, Luiz Brito.
De acordo com o gerente de Engenharia da Carlos Alberto, esta é a quinta emissora da Rede Bahia a digitalizar seu conteúdo. Antes da TV São Francsico, a TV Sudoeste, a TV Bahia (Salvador), TV Subaé (Feira de Santana), TV Santa Cruz (Itabuna) já haviam lançado o sinal digital. O objetivo é que até a Copa outra emissora que pertence a Rede Bahia, TV São TV Oeste (Barreiras) já esteja com sinal digital. Além das cidades geradoras, será instalada a TVD em mais 20 cidades, atendendo aproximadamente 70% da população baiana. Em Paulo Afonso os telespectadores terão acesso à recepção do sinal ainda este mes.
Com a transmissão digital, as pessoas podem também assistir os programas da TV Sudoeste e da TV Globo em seus celulares e dispositivos móveis, o que se traduz em ganhos de mobilidade e portabilidade, cada vez mais presentes no dia a dia dos brasileiros.
SOBRE A TV DIGITAL – O sinal da TV digital é aberto e gratuito para todos. Para poder usufruir, basta ter em casa uma antena UHF e uma TV com tecnologia HD (ou high definition = alta definição, em inglês). Caso o aparelho de TV ainda não seja HD, as lojas de eletroeletrônicos oferecem um equipamento pequeno, menor que um aparelho de DVD, chamado conversor (set top box). Esse aparelho deve ser conectado à TV para que ela possa receber o novo sinal digital.
O sinal digital possui várias vantagens sobre o sinal analógico. A principal está relacionada a melhora expressiva em qualidade de som e imagem em HD (High Definition), associada à mobilidade. Além disso, podemos destacar também a inserção de EPG (Eletronic Guide Program – Guia Eletrônico de Programas).
Fonte/Autor: Editor Washington Luíz