A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vai paralisar novamente as atividades acadêmicas, com portões fechados, nesta terça-feira (29). A iniciativa tem o objetivo de reivindicar maior repasse financeiro do estado às universidades estaduais. A paralisação, aprovada nas assembleias gerais dos professores, será realizada pelas quatro estaduais baianas: Uneb, Uefs, Uesb e Uesc. Os campi do interior também ficarão fechados, e cada um decidirá sobre sua própria atividade de mobilização.
A ação faz parte de uma agenda de mobilizações que, a partir deste mês de abril, intensifica a luta dos professores pelo ensino público superior de qualidade e pelo aumento de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Imposto (RLI). Atualmente esse valor não chega a 5%.
As ações do governo demonstram que a educação na Bahia é tratada como gasto ao invés de investimento. Para os professores, caso o governo não tenha boa vontade política em minimizar a crise financeira das universidades estaduais, não está descartada uma greve feita por todos os segmentos da comunidade acadêmica.
A Aduneb informa ainda que eventos previamente programados, desde que feita a solicitação pela comissão organizadora, terão a possível liberação analisada caso a caso.
Fonte/Autor: Agência