Para muitos pauloafonsinos, comer fora de casa é a única opção em meio ao corre-corre do dia a dia. Seja um lanche ou um almoço em restaurante ou marmita, uma alimentação sem atentar para a forma de preparo, armazenamento e local apropriados pode acarretar sérios riscos para a saúde. Por isso muito cuidado se deve ter na hora de comer fora de casa.
Os principais problemas encontrados vão desde desrespeito com as condições higiênico-sanitárias até a manipulação inadequada e instalação de comércios em locais inadequados. As pessoas que consomem alimentos preparados e acondicionados em locais inadequados podem contrair várias doenças, desde uma intoxicação alimentar simples (doenças diarreicas) ou contrair bactérias do tipo salmonella que podem levar a óbito”, afirmou.
De acordo com especialistas, a escolha de um local adequado para se alimentar também deve ser uma preocupação na hora das refeições.. “Além de não se fazer uma boa mastigação, dependendo do local, a poluição pode chegar até os alimentos e as consequências podem ir de problemas de estômago como gastrites e úlceras até à produção de bactérias ruins que afetam a mucosa intestinal trazendo uma irritação que, ao longo dos anos, pode levar até a um câncer”.
Para garantir um serviço de qualidade, a Vigilância Sanitária Municipal orienta todos a serem também fiscalizadores desse serviço. “As pessoas podem exigir, dos estabelecimentos licenciados, que eles apresentem a licença sanitária. E, caso constatem qualquer anormalidade sanitária, eles podem denunciar através da Ouvidora Municipal pelo telefone 3282 - 4451 das 07h às 13 horas.
Fonte/Autor: Editor Luiz Brito DRT/BA 3.913