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Paulo Afonso<> Bahia - 09/03/2014

Bahia assina contrato para projeto básico da ponte Salvador-Ilha de Itaparica

osé Sérgio Gabrielli (dir.) explica que diversos estudos serão necessários, com as análises de
osé Sérgio Gabrielli (dir.) explica que diversos estudos serão necessários, com as análises de

O contrato para elaboração do projeto básico de engenharia da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica foi assinado nesta sexta-feira, 7, pelo Governo da Bahia com o consórcio internacional formado pelas empresas Enescil (Brasil), Cowi (Dinamarca) e Maia Melo (Brasil). Na licitação, que levou em conta as modalidades técnica e preço, o consórcio vencedor apresentou o valor de R$ 22,5 milhões, um deságio de 15,4% em relação ao inicialmente estimado.

De acordo com o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), a ordem de serviço será emitida na próxima semana e o consórcio deverá apresentar estudos intermediários e finais até outubro deste ano. Entre os principais produtos destacam-se estudos de alternativas para a ponte e a rodovia na ilha, anteprojeto de engenharia, relatório que subsidiará o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), orçamento do investimento na ponte e reconfiguração da BA-001, além dos projetos básicos das alternativas selecionadas.

Diversos estudos

Segundo o secretário estadual do Planejamento, José Sergio Gabrielli, diversos estudos serão necessários para a elaboração do projeto básico. “Destaco as análises de traçado e tráfego para o dimensionamento da ponte e rodovias do sistema viário, a elaboração de estudos de navegação na Baía de Todos-os-Santos para avaliar os efeitos do empreendimento, principalmente sobre o porto de Salvador, bem como orçamentos em versões sintéticas e detalhadas”.

Impacto no tráfego

O consórcio terá ainda que desenvolver soluções que permitam a passagem de plataformas e navios para portos e estaleiros, e de forma integrada aos estudos urbanísticos elaborar iniciativas que minimizem o impacto no tráfego de Salvador e otimizem o fluxo de veículos na Ilha de Itaparica.

O representante do consórcio, Catão Ribeiro, diz que o empreendimento baiano será o maior do Brasil e do Hemisfério Sul. A título de comparação, ele explica que “a ponte Rio-Niterói possui nove quilômetros de extensão sobre o mar e 24 metros de largura. A nossa será maior e mais larga, com 12 quilômetros de extensão sobre a baía e 36 metros de largura”.

O contrato foi assinado pelo secretário do Planejamento, o superintendente de Transportes da Secretaria de Infraestrutura, Ivan Barbosa, e o diretor geral do Derba, Saulo Pontes. Representando o consórcio internacional, assinou Catão Ribeiro.

Fonte/Autor: (Da Redação da Agência Política Real, com assessoria. Edição de Valdeci Rodrigues)

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