Quem precisa de atendimento odontológico e procurar a unidade de saúde de referência do seu bairro, poderá ser atendido no local, nos casos de restauração, limpeza e extração ou encaminhado para o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). O encaminhamento acontece toda vez que o caso é de maior complexidade ou não pode ser resolvido pelo dentista da unidade de saúde.
O CEO é o centro de referência para a realização desses atendimentos mais graves, como tratamento de canal, de gengiva, cirurgias, extrações de siso, próteses e atendimento para portadores de necessidades especiais. Este atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 h e conta com uma equipe formada por 8 cirurgiões-dentistas, com qualificação nas mais diversas especialidades, 04 assistentes de Saúde Bucal (ASB), 01 recepcionista, 01 técnica administrativa e é dirigido pelo coordenador Dr. Urânio Sérgio. O CEO possui quatro consultórios e segundo a diretora administrativa Kelly Cristina, a unidade atende 225 pacientes por semanas e cerca de 1.000 por mês. Além da confecção de 150 próteses por mês, 65 canais, 90 cirurgias orais menor, 90 procedimentos de periodontia e atendimento a 120 pacientes especiais. A demanda de atendimento são encaminhadas pelos dentistas dos PSFs das áreas rurais e urbanas.
Dona Maria procurou o atendimento do CEO. Foi a primeira vez que ela veio ao centro. A dona de casa acompanhava o filho de 17 anos para um tratamento de canal. Ela ficou aliviada ao descobrir o serviço, “se não fosse esse centro, meu filho teria que continuar sentindo dor de dente, porque eu não tenho condições de pagar um dentista particular”, afirmou a mãe.
Fonte/Autor: Luiz Brito DRT/BA 3.913 com informação da ASCOM/PMPA