Cerca de 1.500 pessoas serão submetidas a exames e cirurgia de catarata entre os dias 11 e 16 março, no Parque de Exposição Djalma Wanderley. O projeto é uma iniciativa do Governo da Bahia, através da Secretaria de Saúde do estado (SESAB) e conta com o total apoio da Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Saúde e conta com uma estrutura móvel, dotada de consultórios oftalmológicos, centro cirúrgico e fábrica de óculos.
Além de Paulo Afonso, que sediará o evento e terá direito a 300 atendimentos por dia, os outros municípios que deverão encaminhar suas demandas com 50 agendamentos diários são: Abaré, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Macururé, Pedro Alexandre, Rodelas e Santa Brígida.
Os beneficiados são pessoas com idade a partir de 60 anos inscritos para a cirurgia, por meio de encaminhamento das unidades de saúde dos seus respectivos municípios.
A cirurgia de catarata é um procedimento considerado de baixa complexidade, com anestesia local e sem a necessidade de internação. Os pacientes passam por exames laboratoriais e, quando necessário, cardiológicos. Com o resultado dos exames normais, estão prontos para a cirurgia, que dura de cinco a dez minutos. “Catarata é uma doença de visão bastante comum entre os idosos e o resultado após a cirurgia é muito bom, inclusive para a melhora global da saúde do paciente”, explica Alexei Vinícius.
O secretário lembra que há um grande desafio para melhorar a atenção especializada em geral, não apenas na oferta de consultas iniciais, mas com foco no tratamento completo. “A Oftalmologia é hoje a especialidade médica de maior demanda nas secretarias de saúde dos municípios. Com o apoio do governo do estado, estamos começando a reverter esse quadro”, comenta.
“A idéia de trazer mais uma vez o projeto Saúde em Movimento para Paulo Afonso, surgiu logo que assumi a Secretaria de Saúde, e graças à atenção ao empenho fundamental do prefeito Anilton Bastos e do então secretário de saúde do estado, Jorge Solla, nós estaremos recebendo esse projeto, que é uma estratégia do governo da Bahia e será uma transformação de vida para as pessoas que há muito tempo aguardam para fazer cirurgia de catarata. Estou feliz também porque dos cinco mil procedimentos destinados aos oito municípios da região, priorizando pacientes com idade igual ou superior a 60 anos, mil e quinhentos serão disponibilizados para Paulo Afonso, o que representa um ganho para todos nós, considerando os benefícios trazidos pela cirurgia de catarata”, reitera Alexei.
Fonte/Autor: Postado às 18h21min por Luiz Brito com informação da ASCOM