Aconteceu do dia 10 a 14 de dezembro de 2013, o Fórum Mundial de Direitos Humanos, na cidade de Brasília-DF, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. O FMDH foi uma iniciativa da Presidência da República com o objetivo de promover um espaço de debate público sobre direitos humanos no mundo, tendo como principais focos de debate, o respeito às diferenças, a participação social, redução das desigualdades e enfrentamento a todas as violações de direitos humanos, aonde foram tratados os principais avanços e desafios, mantendo o foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de direitos humanos. Foram realizadas mais de 500 atividades no Fórum, que contou com a participação de representantes de 74 países, contando ainda com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula, do vice-presidente da Colômbia, da secretária executiva do PNUD, Patrícia Barcelos, e dos secretários nacionais da SDH/PR, entre outras autoridades. Mais de 9 mil participantes registraram presença.
O município de Paulo Afonso esteve representado pelo presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência/COMPEDE-PA e Coordenador de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Município, Lúcio Flávio Teixeira. A sua ida se deu pela necessidade de o Município se aproximar das discussões atuais sobre a transversalidade dos direitos humanos enquanto política pública, não apenas para as pessoas com deficiência, mas também para os idosos, criança e adolescentes, mulher, etnias e raças, povos tradicionais, pessoas em situação de rua, vítimas de violência, desaparecidos e torturados, familiares de presos e diversidade de gênero. Segundo o Lúcio, é intenção da Gestão Municipal ampliar esse entendimento e por em prática em nosso território.
“Conhecer sobre Direitos Humanos é conhecer que as diferenças humanas não nos tornam seres diferentes, mas pessoas de direito, cujas peculiaridades precisam ser vistas sobre a ótica da inclusão social e da responsabilidade dos entes federados e pela própria sociedade... O que aprendi nestes 4 dias de Fórum mudaram vários posicionamentos que tinha acerca da dignidade da pessoa humana, e como criar fórmulas de tornar o Poder Público mais eficiente e eficaz na implantação das políticas pública de direitos humanos”, esclareceu Lúcio Flávio Teixeira.
Na agenda do COMPEDE-PA para esse ano ainda está o primeiro Fórum de Turismo Sustentável e Acessível da Bahia, que será realizado no dia 19 de dezembro de 2013, em Salvador. O fórum é uma iniciativa da ABAV Bahia, ABIH Bahia e ABRASEL Bahia com apoio da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, SEBRAE, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.
Fonte/Autor: Agência de Notícias de Paulo Afonso (ANPA)