O secretário de Relações Institucionais de Paulo Afonso, Luiz Carlos de Carvalho (PT), está desde ontem (20) no Distrito Federal, onde participa da 5ª Conferência Nacional das Cidades, como delegado representando o executivo da cidade de Paulo Afonso e o Território de Itaparica (PE). No encontro haverá debates com técnicos brasileiros para discutir temas como: financiamento da infraestrutura urbana, direito de propriedade, entre outros. O evento acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Participam do grande encontro, governadores, prefeitos e lideranças dos movimentos sociais. O evento é presidido pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”, a conferência fará um balanço dos dez anos de criação do Ministério das Cidades e apresentará quatro painéis para discutir temas relacionados ao Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. Pelo telefone, Carlinhos de Tico adiantou que o grande mote da Conferência, como aconteceu nas etapas municipal e estadual, além das reinvindicações por outras necessidades como moradia, saneamento, é o PLANO DIRETOR URBANO, que sem ele nada anda a contento, e isso nós estamos vivenciando em Paulo Afonso, avaliou o secretário.
Carlinhos disse que aproveitou a ocasião para se avistar com o Deputado federal Josias Gomes (PT) para deliberar algumas para Paulo Afonso. Segundo o secretário, Gomes antecipou que esteve na CODEVASF reivindicando um projeto de limpeza dos Lagos em Paulo Afonso, e junto com o Deputado estadual Paulo Rangel (PT) solicitou a Chesf a transferência do Grande Hotel de Paulo Afonso para o domínio da Prefeitura e dai possivelmente para o SENAC. Finalizou.
A programação vai até domingo (24) quando haverá uma plenária sobre as prioridades do Ministério das Cidades e a homologação da eleição dos novos representantes das entidades do Conselho Nacional das Cidades.
Fonte/Autor: Luiz Brito DRT/BA 3.913