BobCharles.com.br

Economia

Paulo Afonso <> Bahia - 29/08/2013

Energia começa a ser restabelecida no Nordeste

Divulgação


A falta de luz elétrica atingiu 415 municípios baianos da área de concessão da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Rio Real e Jandaíra, que ficam no limite com Sergipe, são as únicas cidades do estado que não fazem parte do grupo da Coelba, mas também tiveram o fornecimento de energia suspenso.

Em nota enviada à imprensa, a empresa informou que em alguns municípios do sul e sudoeste baiano, a exemplo de Itabuna, Eunápolis e Vitória da Conquista, o fornecimento de energia foi normalizado às 15h28. As cargas de Salvador começaram a ser restabelecidas às 16h20. O blecaute foi causado por um problema no Sistema Interligado Nacional, de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A assessoria da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) disse que a luz voltou em alguns bairros do Recife. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a carga para a Região Nordeste caiu de 10 mil megawatts para 1 mil megawatts às 15h de hoje.

Às 15h03, uma interrupção no fornecimento de energia atingiu cidades de sete estados do Nordeste. Foi registrada falta de energia no Piauí, em Alagoas, no Ceará, em Sergipe, na Bahia, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. De acordo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o desligamento de energia foi considerado de grande porte e a empresa vai apurar as causas do blecaute. O ONS também está investigando as causas do desligamento.

Fonte/Autor: Bahia 247

URL: http://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=6044