Na próxima quinta-feira (14), Paulo Afonso inicia a trajetória de concretização da implantação da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) no município. Nesta data acontece a solenidade que formaliza a doação do terreno da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) para a universidade.
A solenidade acontece às 9h, no Loteamento Sal Torrado II, e contará com a presença do Reitor da UNIVASF, professor Julianeli Tolentino de Lima e do presidente da Chesf João Bosco, onde será assinada a "Declaração de Autorização de Posse Prévia do Terreno". O prefeito Anilton Bastos e o vice Jugurta Nepomuceno também estarão presentes.
A área abrigará o centro de ensino e contará, inicialmente, com o curso de Medicina. A instalação da UNIVASF em Paulo Afonso é fruto do esforço do prefeito Anilton Bastos juntamente com os deputados Josias Gomes e Paulo Rangel. "A implantação da UNIVASF é uma grande conquista não só para Paulo Afonso, mas para toda a região. Com o curso de Medicina estaremos disponibilizando para a comunidade oferta de profissionais qualificados desta área, contribuindo para suprir a demanda deste serviço", frisou Anilton.
Em janeiro, Anilton, secretários municipais e representantes administrativos da UNIVASF estiveram reunidos discutindo os detalhes para a implantação do campus. Na oportunidade, o prefeito ressaltou o compromisso para sua viabilização. "No que depender do município estaremos sempre à disposição para viabilizar tudo que for possível na instalação da Universidade em Paulo Afonso. O interesse é nosso em facilitar e viabilizar todas as ferramentas para a implantação da Universidade", complementou.
O cronograma de trabalho para a implantação do Campus está sendo acompanhado por uma comissão interna, composta por docentes, técnicos e discentes, sob a coordenação do professor Marcelo Ribeiro. A expectativa é que o curso de medicina possa começar a ser ofertado já no próximo ano.
De acordo com a Comissão de Expansão, a estimativa para este campus, segundo o Ministério da Educação (MEC), é de 60 professores, 12 técnicos administrativos de nível superior e 18 de nível médio
Fonte/Autor: ASCOM - Prefeitura de PA