BobCharles.com.br

Bastidores

Paulo Afonso - Bahia - - 18/11/2012

Benquista

Foto reprodução

Sempre ativa e de prontidão, adotando conduta ética inquestionável, Isabel Cristina de Oliveira [cotadíssima] segue colhendo louros em campanha pela reeleição na presidência da OAB/Paulo Afonso, no dia 22 de novembro.

Ofensiva
O vereador (reeleito) Marcondes Francisco dos Santos avança nos contatos para disputar a presidência da Câmara pauloafonsina.

Ganho

Se for em região de muita afluência de carros durante a semana flanelinhas já cobram até R$ 5 reais pra guardar vaga em estacionamento, no centro.

Negligência

Corre na polícia inquérito que investiga suposta negligência médica no Hospital São Camilo. O médico autor da falha seria o doutor Luiz Aureliano. Sobre o assunto ele vai estar na Rádio Betel nesta segunda-feIra (19), a partir das 7h. na estréia do programa Diário da Manha. O Comando Geral deve ser transferido para o horário da tarde. A direção da emissora esta ultimando os preparativos para definir o horário.

Aflição

Os prefeitos que estão concluindo o mandato entram na reta final e têm uma preocupação fundamental: quitar as dívidas assumidas para o ano.
Um drama que tende a aumentar nessa contagem regressiva para o final de dezembro, mesmo com o recente 'socorro' anunciado pela presidente Dilma Rousseff.

Encolhimento

A grita maior dos prefeitos diz respeito à redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, o famoso FPM, que para mais de 90% das prefeituras é a maior fonte de receita.

Diferença

Entre a previsão divulgada no inicio do ano e os créditos nas contas dos governos municipais que foram feitos a defasagem é superior a R$ 8 bilhões.

Penduradas

Cálculo divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios aponta que quase 3 mil cidades, ou seja, praticamente metade dos prefeitos, não vai conseguir equilibrar as finanças municipais e entregar a gestão municipal como manda a lei.

Incentivos

Parcialmente, essa realidade é atribuída ao fato de o governo federal ter feito concessões em incentivos fiscais - para aquecer a economia - utilizando para esse objetivo os impostos que formam a receita do FPM: Imposto de Renda e IPI (incidente sobre produtos industrializados).

Cortes

A essa altura, a opção que restou à maioria dos prefeitos é cortar duramente nas despesas administrativas e com a folha.

Pessoal

Nesse último caso, demitindo ocupantes de cargos comissionados, cortando gratificações temporárias (e muitas vezes graciosas) e afastando prestadores de serviços.

Extrapolaram

O lamento dos prefeitos é pertinente, mas igualmente são incontestáveis os excessos praticados nos governos municipais para pavimentar reeleições ou mesmo assegurar a eleição de aliados.

Futuro ameaçado

Não custa lembrar que despesas contratadas e não quitadas podem enquadrar o gestor público na Lei de Responsabilidade Fiscal, que o leva à Lei da Ficha Limpa, ou seja, pode afastá-lo de futuras disputas eleitorais.

Igualdade - Todos são iguais perante a Lei. Todos os pobres, bem entendido.

 

 

 

Fonte/Autor: Agência de Notícias de Paulo Afonso (ANPA)

URL: http://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=4770