Sem clima - Ainda é difícil de engolir ver o vereador Celso Brito Miranda no meio dos pepistas. O "ratazana" de outrora (denominação dada pelo deputado Federal Mário Negromonte quando Celso era secretário de Saúde na gestão Caires) fica perdido como peixe fora d'água.
Pura falsidade - É incrível o falso moralismo que se vê no baixo Clero do PP. Na Frente dos "Mários" todos enaltecem a candidatura de Gilson Fernandes como o nome mais preparado para governar Paulo Afonso. Porém, "pelas costas" dizem que o candidato não decola e vão pedir votos para Sônia Rocha.
Tá ruim de juntar - Uma conversa entre o presidente da Câmara de Vereadores Regivaldo Coriolano e o deputado Estadual Mário Negromonte Júnior no Memorial Chesf por ocasião da vinda do presidente da Chesf deixou claro que a união entre Gilson e Sônia está cada vez mais longe do fim. Enquanto o deputado enaltece os poderosos apoios ao seu candidato, o presidente da Câmara diz que tem o povo.
Divisão - A campanha eleitoral em Paulo Afonso está dividida entre o real e uma laranjada.
Por Simão Bacamarte
****
Ânimo - O otimismo de um popular animou o prefeiturável Pastor Sílvio Pero do PSDC.
Diferença
Segundo o comentário, eleições para presidente e governador geralmente confirmam a vitória dos favoritos na largada - o que já não ocorre nos pleitos municipais.
Exemplos de 2004 - Em 2004, lembra o autor, o favorito nas pesquisas eleitorais de início de campanha foi o derrotado em outubro. Isso aconteceu em quase todas as principais metrópoles do país. "O vitorioso daquele ano era um azarão (ou um derrotado) em julho".
Perde - O prefeiturável Vavá Ferraz (PMDB) entende que o clima de "já ganhou" vivido por aliados da candidata do PP de Glória pode ser bastante prejudicial. O peemedebista acha que quando a campanha começar o cenário muda e Ena Vilma Negromonte, que é favorita em todas as pesquisas, pode ser surpreendida com uma derrota.
Retorno a Casa - Praticamente todos os vereadores da atual legislatura em Paulo Afonso disputam reeleição para retornar à Casa de Dr. Manoel Josefino em 2013. Dos atuais 11 vereadores, 10 vão tentar a reeleição. A maioria está na oposição, com 7 vereadores. A situação tem 4.
Gato por lebre - Em política há vantagens e desvantagens de ser ou não ser conhecido. Quando as pessoas sabem da sua origem, das suas qualidades e dos seus defeitos a possibilidade de decepção, ainda que exista, é menor. A vantagem do conhecimento é que não se pode vender gato por lebre. Quando se desconhecido, via de regra, a novidade é apresentada apenas por suas qualidades. Seus defeitos e falhas são omitidos.
Anilton e Jugurta são conhecidos por onde quer que andem. Suas qualidades e defeitos podem ser discutidos, criticados ou elogiados.
E Sônia Rocha, Gilson Fernandes e Sílvio Pero? Quais os seus verdadeiros compromissos com a cidade? O que é apresentado como novo, desconhecido, muitas vezes é o gato disfarçado de lebre.
O conhecido é certo. É seguro. O novo desconhecido é sinônimo de incerteza.
Por : Luiz Brito
Fonte/Autor: Simão Bacamarte e Luiz Brito