Reduzir de dois para um ano com direito à reeleição o mandato dos quatro integrantes da Mesa Diretora, responsável pelo comando do Legislativo de Paulo Afonso. A sugestão é do candidato a vereador Marconi Daniel (PV) que defende a mudança de regra apenas a partir de 2015, ano em que os parlamentars irão eleger o novo presidente. A regra atual - mandato de dois anos - está em vigor há 53 anos. De acordo com MD "Já existe a possibilidade de reeleição. Ou seja, se o presidente for bom em um ano, ele se reelege. Se não for, é substituído". Para Marconi Daniel , a redução do mandato daria mais "tranquilidade" à Mesa e evitaria que projetos importantes para a cidade fiquem travados por conta das disputas internas.
Para reduzir o mandato do comando da Casa os futuros vereadores terão de apresentar um projeto de resolução alterando o regimento interno. A proposta tem de ser aprovada em plenário pela maioria (8) dos 15 vereadores.
Quanto a possibilidade de reeleição, o que permitiria um mesmo vereador ficar mais de um mandato na presidência, ele ressalta que isso dependerá de uma discussão ampla dentro da Casa. Mas qualquer mudança será resultante de um debate entre todos os vereadores e correntes existentes dentro da Câmara Municipal", garantiu MD. Ele diz acreditar que os novos e antigos parlamentares terão tempo de sobra para discutir essa mudança, uma vez que ela valerá apenas para o segundo biênio da próxima legislatura.
Fonte/Autor: Agência de Notícias de Paulo Afonso (ANPA - escrito por Luiz Brito DRT/BA 3913