Hoje é o Dia da Mulher, a data mais simbólica da luta pelos seus direitos, e não há na atualidade personagem mais representativa desse processo em Paulo Afonso do que a primeira dama do município, Ana Clara Moreira, há sete incansáveis anos à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social. Tudo começou nos idos de 1993, quando o seu esposo, o médico Anilton Bastos Pereira foi eleito Prefeito. A partir daquele momento Ana Clara ainda relativamente jovem decidiu que sua vida seria lutar pelos excluídos. Esse direito foi conquistado, e a luta, no universo da resistência dos menos favorecidos, estava apenas começando.
Seu trabalho à frente da SEDES da prefeitura de Paulo Afonso beneficia mulheres vítimas de violência doméstica, mulheres em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza e trabalhadoras rurais, além de jovens e adolescentes das escolas públicas, com um trabalho sobre a saúde e sexualidade, com foco na prevenção e redução da gravidez precoce.
Centro de Referencia a Mulher: núcleo de uma luta que não pode parar. Trata-se de um organismo municipal fundado em 2011 na gestão do prefeito Anilton Bastos Pereira como um espaço de atendimento integral a mulheres vítimas de violência doméstica, prostituição ou risco pessoal e social. Oferece atendimento psicológico, apoio jurídico e atividades educativas e formativas. O Centro de Referência dá assistência a mulheres vítimas de violência doméstica, prostituição ou risco pessoal e social. Oferece atendimento psicológico, apoio jurídico e atividades educativas e formativas.
A secretária Ana Clara Moreira, explica que as mulheres são a grande maioria no quadro de funcionários da Sedes. Ele lembrou, ainda, que a maior parte dessas mulheres faz, ainda, uma jornada dupla: trabalham fora e em casa, cumprem com seus deveres. "Todas são guerreiras, afirma.
8 de março Dia Internacional de todas as MULHERES.
Fonte/Autor: Luiz Brito DRT/BA 3.913