O que motivou a criação foi a 1ª. Conferência Municipal de Juventude, realizada na quarta-feira,14, no auditório do Memorial Chesf. Promovido pela Prefeitura de Paulo Afonso , através da Secretaria de Educação e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a 1ª Conferência de Juventude reuniu mais de 150 jovens, entre eles alunos das redes estadual e municipal, universitários, educadores, representantes de ONGS, Conselho Tutelar, Chesf, APAE, FASETE, UNEB e imprensa local para debater o tema "Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos", no objetivo de contribuir para a construção e aperfeiçoamento da Política Nacional da Juventude.
Esta semana os participantes souberam que o prefeito Anilton Bastos Pereira vai encaminhar neste mês para a Câmara Municipal uma proposta de lei para criar o CMJ.
"O Conselho Municipal será um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador. Formado por representantes governamentais e da sociedade civil, irá contribuir na construção de políticas públicas para a juventude e fortalecer o controle social dos projetos e serviços promovidos para este segmento em Paulo Afonso", disse a secretária Municipal de Educação, Selma Carvalho.
Fonte/Autor: Agência de Notícias de Paulo Afonso (APA