Apesar de existir desde 2019, pouco ou quase nada se sabe a respeito da atuação do Procon em Paulo Afonso. Sabe-se apenas que o órgão foi instalado nas dependências do Centro de Atendimento Cidadão (CAC), na travessa Dr, Luís Viana Filho. Uma equipe composta por um superintendente, um diretor de Serviços e uma Coordenadora tinha como meta atuará na orientação dos consumidores e empresários na dinâmica de consumo. Pergunte a qualquer cidadão comum se ele sabe da existência do PROCON em Paulo Afonso que ele vai responder: O que é isso?
O órgão foi criado para proteger os direitos dos pauloafonsinos nas relações de consumo.
A ausência da atuação do órgão tem gerado “sérios prejuízos” à população da cidade do Bem e do Avanço (SIC), que tem a garantia de seus direitos comprometida, ficando vulnerável a práticas abusivas por parte de fornecedores de bens e serviços.Em Paulo Afonso, os donos de supermecados, posto de gasolina e e lojas determinam os preços dos produtos.
Seria oportuno e fundamental que o novo prefeito atuasse com urgência e determinasse a instalação do Proncon na própria prefeitura ou até mesmo no prédio da Câmara Municipal, criando as estruturas necessárias para o funcionamento real do Procon, promovendo ações educativas que orientem a população sobre seus direitos. Seria a primeira grande ação do prefeito Mário galinho. Cumprir o papel que lhe foi destinado pelas urnas.
A implementação da lei não apenas fortaleceria a defesa do consumidor, mas também contribuiria para o desenvolvimento de uma cultura de respeito aos direitos do cidadão, “promovendo um comércio mais ético e responsável em nosso município.
Fonte/Autor: Bob Charles DRT BA 3.913