O município atualmente tem uma cota considerada altíssima com maior proporção de moradores que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Paulo Afonso registra um percentual relativamente alto de dependência exclusiva do SUS, com cerca de 60% da população utilizando apenas o sistema público.
A população o SUS para atendimento médico e outros serviços de saúde. Dai o quantitativo acima da cota de pessoas que diariamente se deslocam para a capital do estado , Salvador. De segunda a domingo, exceto, aos sábados, dois ônibus saem lotados para Salvador. Muitas vezes quando não há alternativa de atendimento a prefeitura tem enfrentado um dilema para não deixar faltar transporte, dai a atualização carro de pequeno porte e até ambulâncias.
Criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado em 1990, o SUS é responsável por oferecer assistência gratuita a cerca de 84% dos brasileiros — um número que ultrapassa os 210 milhões de pessoas. O sistema abrange desde serviços básicos, como vacinação e consultas, até atendimentos de alta complexidade, como cirurgias, transplantes e tratamentos de doenças graves, como câncer e HIV.
Fonte/Autor: Da redação; Bob Charles DRT BA 3.913