O MDB se apresenta como principal partido de oposição ao governo de MCBA (PSD) em Paulo Afonso. Contudo, é fácil perceber que a legenda patina feio na missão.
O partido tem um Modus Operandi anêmico de atuar no quesito fazer oposição. Na eleição de 2024, o MDB elegeu um vereador, Ery Alberto, o Beto Doido com 1.578 votos. Este mesmo vereador, 24 horas depois de eleito se abraçou oficialmente com o governo do prefeito eleito. Os que se dizem opositores não mostram disposição para fazer críticas, fiscalizar ou denunciar falhas e erros do prefeito midiático.
Para não ser injusto, é necessário dizer que o vereador Eliézio Livino do MOBILIZA é o único que, tem peito para lançar críticas contra a gestão do Galo.
Os outros dois que se dizem do bloco oposicionista ainda não incomodaram o prefeito. Jailson Oliveira (PP) que se auto define líder da oposição não ofende uma mosca sonolenta. Valmir Rocha ainda não mostrou grande disposição para criticar publicamente o prefeito
A vereadora Evinha Oliveira (SOLIDARIEDADE) que na última gestão fez barulho com alguma frequência, mudou de lado. Agora é aliada do prefeito. Antes uma opositora ativa, Evinha Oliveira agora faz um mandato longe de holofotes e parece ter alergia ao ato de criticar o prefeito.
A bancada oposicionista pouco questiona publicamente as constantes viagens do prefeito a Capital da República, Brasília e Salvador. Com ampla maioria do parlamento e uma oposição indisposta, o MCBA canta de galo.
Fonte/Autor: Bob Charles DRT BA 3.913