A Educação de Jovens e Adultos (EJA) desempenha um papel fundamental ao oferecer uma segunda chance para aqueles que, por diversos motivos, interromperam os estudos ou não tiveram a oportunidade de iniciá-los. Em Paulo Afonso, a modalidade tem sido uma prioridade, atendendo jovens e adultos que desejam transformar suas vidas por meio da educação.
Na noite desta quarta-feira (11), a Secretaria de Educação, por meio da Escola Municipal Manoel de Almeida Kasprzykowsky realizou a cerimônia de formatura dos alunos do programa EJA, um momento emocionante que celebrou o esforço e a determinação de 80 concluintes.
Durante a formatura, histórias inspiradoras e os depoimentos emocionaram o público. Em seu discurso, a aluna Shaiane Yasmin agradeceu a todos envolvidos pela dedicação, suporte e o carinho que recebeu ao longo desses anos. “Aprendemos não só sobre as matérias, mas também lições sobre a vida e a nunca desistir. Aos professores muito obrigada por estarem sempre ao nosso lado, acreditando no nosso potencial. Agradecemos a direção e coordenação pelo ambiente acolhedor, onde aprendemos não só como estudantes, mas também como pessoas. Cada um deixou uma marca na nossa jornada”, disse.
O evento aconteceu na Praça CEU e reuniu além de alunos, familiares, professores e equipe da Seduc em uma celebração marcada pela alegria e superação.
O secretário de Educação, Flávio Henrique, destacou a importância do programa EJA no município e ressaltou que fica na torcida para que eles continuem caminhando sempre ao lado da educação. “Foi um momento muito bonito, onde vi a felicidade no rosto de cada um que concluiu mais essa etapa. Parabenizo os alunos por estarem escolhendo esse caminho para a vida deles, que é o caminho da educação e do desenvolvimento”.
De acordo com o vice-diretor, Gledson Guido, o trabalho do EJA da EMMAK vai muito além do pedagógico. “Humanizamos o segmento, porque sabemos que muitos dos nossos alunos enfrentam desafios sociais, econômicos e pessoais que os levaram à distorção idade-série. Temos a felicidade de contar com o apoio fundamental dos 'Amigos da EJA', um grupo composto por ex-alunos, autônomos, empresários e pessoas da sociedade civil que confiam no nosso trabalho, mesmo sem ter contato direto com a escola. Apesar da evasão escolar, seguimos firmes, fazendo o que amamos”, disse.
A Prefeitura oferta o programa EJA nas unidades escolares, com o objetivo de garantir que todos os cidadãos tenham acesso à educação.
A coordenadora Bel dos Anjos ressaltou que investir na educação de jovens e adultos é garantir que todos tenham a oportunidade e o direito ao aprendizado. “Parabenizo cada formando pela determinação e pelo esforço. Cada conquista dos nossos alunos é também uma vitória para todos os profissionais da rede de ensino, que trabalham com muito amor e comprometimento. O EJA não é apenas uma oportunidade de educação, é também uma porta para a cidadania e transformação”, concluiu.
Fonte/Autor: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paulo Afonso – ASCOM/PMPA