A Unidade de Controle de Zoonoses promoveu, na última sexta-feira (22), uma ação de conscientização no Mercado Municipal, com o objetivo de alertar a população sobre os riscos e formas de prevenção da dengue, Zika e Chikungunya, doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.
Além das orientações, foram distribuídos panfletos informativos com dicas práticas que reforçam a importância de cada cidadão no combate ao mosquito.
A atividade também contou com uma palestra no Lacen para os pacientes que aguardavam atendimento na sala de espera. A equipe de profissionais ainda percorreu bairros da cidade orientando a população sobre medidas simples e eficazes para evitar a proliferação do mosquito, como eliminar focos de água parada, manter caixas d'água sempre fechadas, limpar ralos, calhas e pratos de plantas regularmente, além de descartar corretamente recipientes que possam acumular água.
Para o coordenador da Unidade de Controle de Zoonoses, Sérgio Malta, é fundamental que a população esteja sempre atenta aos cuidados e realize inspeções periódicas em suas residências para eliminar os focos do mosquito. “É importante que a população tenha um cuidado máximo, não só dentro de casa, mas também em terrenos baldios. Se cada um dedicar pelo menos 10 minutos por semana para realizar essa verificação, estará ajudando os Agentes de Endemias no combate às arboviroses e contribuindo para a saúde coletiva”, afirmou.
Fonte/Autor: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paulo Afonso – ASCOM/PMPA