Uma das características da última eleição foi a alta renovação na câmara dos vereadores. Em Paulo Afonso, 9 novos nomes foram eleitos, sendo praticamente todos eles ainda jovens, portanto, aspirantes a uma carreira política longa e profícua. Isso é bom, principalmente a ala feminina. Ainda que alguns excelentes parlamentares não tenham obtido êxito na eleição, caso da ex-secretária Ana Clara Moreira, Celso Brito, se pode dizer que a tendência é de que a nova safra vem com representantes à altura das necessidades da população.
Importante ressaltar que, embora seja tida por alguns como uma eleição de paróquia ou de síndico, a eleição municipal é a base sobre a qual são erigidos pilares ideológicos. É ali que se formam e se sedimentam valores e princípios que traduzem a sociedade em seus primeiros movimentos políticos, logo, são marcadores ideológicos importantíssimos.
A renovação serve também como sinalizador aos dirigentes partidários no sentido de que revejam suas posições, quase sempre patrimonialistas, de quem se torna dono de partido e impede ou cria obstáculos ao surgimento de novas lideranças. Se observarmos bem, veremos que o mofo ameaça grandes siglas em PA. É o caso, por exemplo, do PP e do PT.
O melhor e pior exemplo pode ser observado no PT. Há uns trinta e poucos anos, o partido juntou um grupo de jovens – “os meninos do PT”, e em poucos anos eles ascenderam as mais importantes posições, colocando na arquibancada toda a velharada. Por anos a fio dominaram completamente a política pauloafonsina e alguns se projetaram em nivel estadual, caso de Paulo Rangel, que necessariamente nunca dependeu dos votos de Paulo Afonso para se eleger.
Isso deveriam observar os outros partidos. Reciclem-se, se deixem arejar por ideias novas, parem com tanto fisiologismo, diminuam esses cabides de emprego, permitam que emerjam novas lideranças, renunciem ao dedaço nas indicações, negociem, aproximem-se do povo, ajudem a sociedade a organizar-se e deem forma a um projeto de desenvolvimento em nome do qual se possa empenhar trabalho e esperança. Do contrário, serão todos levados ao ostracismo e ao esquecimento.
Em Paulo Afonso, a eleição da Câmara dos Vereadores foi sábia. Temos ali jovens experientes e de boa formação intelectual tais como Valmir Rocha, Evinha Oliveira, Jean Roubert e Jailson Oliveira, que certamente poderão contribuir grandemente para o município, se constituindo referência para o futuro.
Fonte/Autor: Bob Charles