Por Prof. Arnaldo Patricio (Professor Universitário Federal, Médico Radiologista e CEO da Unimagem)
1- Experiência administrativa no setor público: O Prof. Sydney Leão, na condição de Servidor Público Federal Concursado (Professor Universitário Federal) efetuou uma gestão (entre os anos de 2019-2023) na coordenação do curso de Medicina de Paulo Afonso (CMED-PAV Univasf), caracterizada pela Luta Incansável e por diversas conquistas relevantes para a nossa comunidade acadêmica e algumas também relevantes para a cidade de Paulo Afonso, como o estabelecimento do Campus definitivo (em maio de 2022), o início das atividades do internato em Paulo Afonso (em julho de 2021) com o estabelecimento (maio de 2020) e a atualização do regimento interno do internato (em setembro de 2023), o estabelecimento do Bônus regional na Univasf (em novembro de 2021), o empenho e liberação do recurso do programa IFs sem HU 2022 (411.527 R$- em dezembro de 2022), a atualização do regimento interno do colegiado e do PPC, o estabelecimento dos convênios com o HRAS, Núcleo Vida e Policlínica Regional de Saúde e sobretudo, a Luta tenaz e Incansável pela transformação do HNAS em Hospital Universitário de Paulo Afonso. Pude fazer parte de grande parte dessas conquistas por ter sido o seu vice-coordenador durante a maior parte do tempo de suas gestões, entre dez/2020 e out/2023). Além disso, ele também atuou nos dois principais conselhos da Univasf (Concur, como conselheiro Suplente, entre 2018 e 2019 e o Conuni, como conselheiro titular, entre 2019 à 2023) e foi presidente da Comissão de Bonificação Regional, em 2021.
2- Experiência administrativa no setor privado: O Prof. Sydney Leão é ex-presidente da APESP (Associação dos Patologistas do Estado de São Paulo- principal associação estadual de patologia do Brasil) entre os anos de 2019 a 2022, tendo efetuado uma gestão inovadora e de reerguimento da Associação no meio da pandemia da COVID-19, com o começo da utilização das redes sociais (especialmente o facebook, com mais de 2600 seguidores) para divulgação dos eventos da APESP; realização da primeira reunião remota da história da APESP, no âmbito da pandemia, em julho de 2020; realização de cobertura pioneira online da APESP em relação ao 110º Congresso da USCAP em março de 2021; realização do primeiro Revistão da história no litoral do estado de São Paulo (18o Revistão APESP RENASCER em Riviera de São Lourenço/SP, em abril de 2022) e participação da APESP em dois eventos SBP Online (em julho e dezembro de 2021). Ainda é importante destacar que as gestões da APESP capitaneadas pelo Prof. Sydney possibilitaram a outorga de 11 títulos de sócios eméritos a eminentes patologistas do estado de São Paulo e a entrega de dois Prêmios APESP Prof. Marcello Franco para os dois melhores trabalhos do estado de São Paulo no 33o Congresso Brasileiro de Patologia, em Foz do Iguaçu/PR em agosto de 2022. Atualmente, além de suas atividades no setor público (mencionadas no 1º item), como professor universitário federal, médico patologista e clínico geral, é coordenador do Grupo 3 do Fórum de Ensino de Patologia (FEP-SBP) e Membro Suplente do Conselho Fiscal da Sociedade Médica de Sergipe.
3- Conhecimento e atuação multidisciplinar: Sendo médico patologista e clínico geral, o Prof. Sydney Leão tem atuação em suas especialidades primárias, além de ter ajudado a restabelecer as perícias em curatela no âmbito do Fórum de Paulo Afonso; e ter atuado no atendimento voluntário às crianças neurodivergentes, em parceria com a ONG Atípica.
Além disso, tem também destacada atuação como médico desportivo, com os times do Guarany de Porto da Folha (entre 2018-2019) e Atlético Gloriense (desde 2019), tendo sido Campeão Sergipano da Série A2 em 2018, Vice-campeão Sergipano da Série A1 Sub 20 em 2023, com participação nos campeonatos da elite do futebol sergipano em 2019, 2021 a 2024) e participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2024.
4- Trajetória fulgurante: O Prof. Sydney Leão fez graduação em Medicina na Universidade Federal de Sergipe (considerado uma das 25 melhores Universidades do Brasil, conforme o University Impact Rankings), com residência Médica em Patologia na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), com estágio (observership) no Brigham and Women´s Hospital (Hospital Afiliado a Harvard Medical School, em Boston/EUA) em maio de 2016. Aprovado no concurso de provas e títulos para professor universitário federal com 29 anos e 7 meses de idade, tornou-se coordenador do curso de Medicina de Paulo Afonso, mediante eleição com os diferentes segmentos universitários com 30 anos e 10 meses, tendo sido um dos mais jovens coordenadores de curso de Medicina da história do Brasil. Foi ainda palestrante e revisor de resumos do último 34º. Congresso Brasileiro de Patologia (2024, em Belém do Pará) e vencedor do prêmio Residente do 30º Congresso Brasileiro de Patologia (em 2015, em São Paulo/SP) . Debutante em eleições político-partidárias, o Prof. Sydney tem grande experiência em disputas administrativas. Aliás, em seis eleições nos últimos cinco anos (Coordenação CMED-PAV por 2 vezes, Presidência APESP por 2 vezes, Diretoria Somese e Eleição para Ombudsman da Sociedade Brasileira de Patologia), somente foi derrotado nessa última eleição, mas com o expressivo resultado de 128 votos em um universo de um pouco mais de 450 votos (cerca de 30% dos votos)
5- Coragem para lutar: O Prof. Sydney Leão demonstrou a sua habitual Luta Incansável em diversos movimentos associados a dificílima situação do Hospital Nair Alves de Souza, com 18 entrevistas somente associadas a temática HNAS no meio radiofônico e webtelevisivo local (dentre elas, no prestigiadíssimo programa A Voz do Brasil, no dia 02/07/2021, em cadeia Nacional de Rádios) além de participação nas três audiências públicas associadas a situação em 2021 (Câmara de Vereadores de Paulo Afonso, Comissão de Educação da Câmara de Deputados e Reunião da Bancada Baiana) e das audiências no âmbito do MPF (em novembro de 2019 e outubro de 2020, que selaram o destino temporário do HNAS) com diálogo direto sobre a situação, em maio de 2022, com o ex-Ministro das Cidades e ex-Deputado federal João Roma . Ainda auxiliou nos movimentos associados ao estabelecimento da Unacon (Unidade de Tratamento Oncológico de Paulo Afonso). Elegê-lo vereador será a garantia de resolvermos a ainda dificílima situação associada ao Hospital Nair Alves de Souza, além de termos um edil atuante na justa e correta fiscalização dos atos da futura gestão municipal de Paulo Afonso, com objetividade, clareza, assertividade e sobretudo, honestidade e zelo pelo bem público.
Por esses cinco motivos, destacando ainda os papeis do Prof. Sydney em sua vida privada como pai, filho, esposo, irmão, sobrinho, primo, amigo e colega, no dia 06/10, eu voto e apoio o Prof. Sydney Leão, com o número 55777!!
Prof. Arnaldo Patrício Prof. Sydney Leão
Fonte/Autor: Por Prof. Arnaldo Patricio