A concorrência em Paulo Afonso tem pelo menos 10 veteranos buscando um recomeço na Câmara Municipal nas eleições previstas para o dia 6 de outubro. Tão motivados quanto os mais de 200 candidatos, eles voltam “a pedido” dos eleitores que os colocaram na política anos atrás e contam como é o recomeço por essa porta que foi a entrada para a maioria deles.
Dinho (PP) entrou na política há 30 anos e chegou a presidir a Câmara Municipal. Ele diz que a motivação vem das pessoas que querem mudanças em problemas da cidade e que “recomeçar é uma honra”.
Também quer voltar à cadeira que ocupou, é o ex-vereador Manoel Carreira. “Reiniciar é para os fortes e determinados, quem desiste são os fracos!”, diz o candidato, que foi vereador por apenas um mandato. Os ex-vereadores Moreirão, Manoel Carreira, Ângelo Carvalho, Cicero Bezerra, Daniel Luiz, Edilson do hospital, Petrônio Nogueira e Zé Carlos do BTN voltam ao convívio politico este ano em busca do retorno ao Legislativo. .
A motivação é maior do que antes. “Agora é hora de ser novamente legislador municipal pois tenho experiência e conhecimento legislativo. A motivação é maior. Ser vereador é estar mais perto do povo e isso eu gosto porque gosto de cuidar das pessoas. Estou com muito entusiasmo e vontade de trabalhar”, afirma o odontólogo Celso Brito Miranda.
Segundo ele, a decisão de concorrer novamente foi influenciada por pedidos da população. Recomeçar, sim, mas agora com muito mais experiência no legislativo. Quando fui vereador, tivemos uma Câmara Municipal muito mais ativa, sempre junto com a população.
Hoje, uma eleição para quem não tem mandato é mais difícil. Os vereadores sempre estão à frente em estrutura, equipe e fazem política durante os quatro anos. Já os novatos têm apenas 30 dias, comentou Celso Brito.
Fonte/Autor: Bob Charles DRT BA 3.913