Poderia apontar vários exemplos de vice-prefeitos que, por não se afinarem com o prefeito, tumultuaram os mandatos e quebraram a governabilidade. Quem vai conviver com o candidato a prefeito, se eleito for, é o vice; por isso, é importante que seja da extrema confiança de quem vai governar a PMPA, seja do partido que for.
Por isso, agiu certo o prefeito de fato (embora afastado), Luiz de Deus, ao deixar a escolha do vice a cargo do candidato a prefeito, Marcondes Francisco. Luiz de Deus, já foi deputado estadual, federal e prefeito e sabe da importância de ter um vice que não cause confusão. Mário Negromonte Júnior (PP), foi muito pragmático ao dizer que quem escolhe a noiva é o noivo. E não vai palpitar a respeito no debate do vice.
Coragem de dizer
Uma pré-candidata a vereadora, evangélica, colocou o dedo na ferida que todos conhecem, mas não revelavam; de que igrejas evangélicas estão sendo usadas como “currais eleitorais” para candidatos a vereadores. Como a denúncia veio de uma pessoa que convive diariamente com os irmãos, não é de se duvidar, porque é de alguém que está no meio evangélico.
Complementar a denúncia
Logo, essa pessoa poderia citar as igrejas (para não generalizar) que fazem dos púlpitos palanques, e fazer a denúncia ao ministério público eleitoral. É o velho ditado: -Não creio em bruxas, mas que elas existem, existem.
Alça do caixão
As pesquisas que são divulgadas na reta final da eleição têm o condão de fazer com que os candidatos a vereadores, abandonem a candidatura que aparece mal avaliada e pulem no barco do adversário. Nenhum candidato segura alça de caixão, mira apenas na sua candidatura e na perspectiva de poder.
Nomes
Uma boa fonte dá como nomes que podem surpreender nessa eleição, os dos candidatos a vereadores Dr. Celso Brito, Dr. Sydney Leão. Segundo a fonte, são duas candidaturas bem articuladas.
As regras mudaram
Tem muito partido fazendo contas erradas sobre quantos candidatos a vereadores vão eleger. Estão se baseando na legislação antiga da proporcionalidade, que foi mudada pelo STF. Esqueçam essa história de que vão eleger cinco vereadores. O número de candidatos, também, aumentou. É bom baixar o otimismo.
Por tudo que o cerca
Por toda a estrutura que tem na sua campanha, não é demais se dizer ser o Zé de Abel um nome com chance de ser o mais votado do seu partido para a Câmara Municipal de Paulo Afonso.
Fonte/Autor: Bob Charles DRT BA 3.913