Nesta terça-feira (4), como parte da programação da Semana de Meio Ambiente, aconteceu o seminário e mesa redonda, no Auditório do Memorial Chesf.
A abertura contou com a participação da Associação Indígena Pankararé da comunidade da Aldeia Serrota. Em seguida, houve a composição da mesa formada pela representante da Secretaria de Meio Ambiente, Dajana Nóbrega, o subsecretário de Educação, Pedro Gomes, o representante da Secretaria de Turismo, Marcelo Moreira, a representante da Codevasf, Magda Moreira, o representante do ICMBio, Emerson Leandro, o representante da UNEB, Ruy Tenório, o representante do Sebrae, Fábio Alves e a coordenadora do Curso de Medicina da Univasf Campus Paulo Afonso, Diana.
“É muito gratificante a gente está participando desse momento, porque a gente dialoga com as universidades, a população e os usuários. A gente consegue de fato conversar sobre o território onde os pescadores trabalham e atuam, trazendo o tema Rio São Francisco e trabalhando desafios e oportunidades”, explicou Dajana Nóbrega.
O Engenheiro Agrônomo (UFAL), professor da UNEB e pesquisador do Observatório COMRIOS/ UNEB, Ruy Tenório, ministrou uma palestra com o tema O Rio São Francisco e o homem: Aspectos estruturantes de um novo ambiente.
“Se fala muito do Rio São Francisco, mas pouco se conhece como trabalhar e agir em algo desconhecido. O objetivo é trazer uma informação, conscientizar acerca do conhecimento do Rio. O Rio São Francisco está em uma área muito estratégica, porque grande parte está na região semiárida e por causa disso pode produzir mais e também a questão climática é amenizada por causa desse Rio”, explicou.
Durante todo o dia serão realizadas palestras diversificadas sobre o tema “Salve” Velho Chico, desafios e oportunidades”, com o objetivo de reforçar a necessidade de preservar, estudar e desenvolver iniciativas para o Rio São Francisco e o Meio Ambiente.
“Eu venho trazendo a mensagem que o turismo em Paulo Afonso vai se desenvolvendo de forma consistente na medida que a gente transforma a nossa vocação em inovação. Se a gente espera que o ecoturismo em Paulo Afonso dê resultado a gente precisa trazer serviços, inovar, ser diferente e proporcionar algo ao visitante”, ressaltou o palestrante, Ernesto Ribeiro.
Palestras:
- Tema “O Rio São Francisco e o homem: Aspectos estruturantes de um novo ambiente”, ministrada pelo Engenheiro Agrônomo (UFAL), professor da UNEB e pesquisador do Observatório COMRIOS/ UNEB, Ruy Tenório.
- Tema “Estratégias e oportunidades de atrair ecoturistas com foco nos lagos e Cânions do São Francisco”, ministrada pelo Mestre em Administração Estratégica Sócio da Cria Rumo, Ernesto Ribeiro.
- Tema “Áreas protegidas na bacia hidrográfica com destaque ao papel do MONA como ligação do Alto ao Baixo São Francisco”, ministrada pelo Analista Ambiental ICMBio, Osmar Barreto.
- Tema “Conservação em Foco: Estratégias para prevenir Espécies Exóticas Invasoras”, ministrada pela representante do projeto GEF pró-espécies do ICMBio, Luane Simplício.
Fonte/Autor: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paulo Afonso – ASCOM/PMPA