Paulo Afonso de 4 em e 4 anos elege 15 vereadores, porém, em 2024, esse quantitativo será ampliado para 17. Nem sempre a renovação é notória, mas às vezes ocorre. Na eleição passada, as principais surpresas foram Gilmário Marinho (PODE) - 785 votos e Evinha Oliveira (Solidariedade) - 729 votos. Outra surpresa foi a vitória do Keko do Benone (Avante), até então um ilustre desconhecido no meio político com 558 votos.
O mais votado naquele ano foi, pela segunda vez, o vereador Marconi Daniel Melo Alencar, do PV, com 2.459 votos. Avaliando esse cenário, os vereadores líderes da oposição e situação, Marconi Daniel e Leco, respectivamente, teriam vagas asseguradas com folga em 2024. MD se mantém irredutível e assegura que manterá a candidatura a prefeito. Logo, a surpresa na oposição seria Marconi Daniel desistir da eleição para apoiar outro candidato.
O ex-vereador Mário Galinho é apontado como a grande aposta do PSDB. Sua estratégia será conquistar o apoio dos oposicionistas. Há quem aposte que será um grande puxador de votos.
Pela ala governista, há quem acredite que, se o candidato a prefeito for o Dr. Anilton Bastos, Marcondes Francisco será, possivelmente, candidato a vereador. Há quem avalie que a rejeição do Dr. Anilton ainda é alta.
Vale lembrar que a eleição será realizada daqui a onze meses. Mas a movimentação político-eleitoral começou bem mais cedo. De plena e sã consciência é difícil acreditar que a Dra. Onilde Carvalho, Jean Roubert, Raimundo Lucena e Fátima Araújo irão oficilizar suas candidaturas. Quem afirma com letras garrafais que não abre mão da disputa é o empresário Dudé Mota.
Fonte/Autor: Luiz Brito DRT BA 3.913