À medida que as eleições de 2024 se aproximam, as pré-candidaturas na cidade do Bem e do Avanço (sic), vão tomando forma. O município conta com pelo menos quatro nomes fortes com origem oposcionista e um da base governista. Uma das pré-candidaturas consolidadas é a do atual prefeito em exercício, ex-vereador detentor de 8 mandatos consecutivos, Marcondes Francisco. O Conde foi eleito vice-prefeito na chapa de Luiz de Deus (PSD), momentaneamente licenciado da função por motivo de saúde. O atual gestor apesar da incerteza se será mantido no cargo municipal, com efeito, vai buscar renovar o seu mandato e permanecer no posto por mais quatro anos.
Essa será a primeira grande prova eleitoral para Marcondes , já que ele nunca liderou uma chapa majoritária ao longo de sua carreira política. Outra candidatura consolidada é a do ex-vereador Mário César Barreto de Azevedo, representante do PSDB, que foi o candidato a deputado estadual mais votado na cidade em 2022, com 12.730 votos.
Galinho conta com o apoio do ex-prefeito Raimundo Caires e do deputado federal Adolfo Viana .
As pré-candidaturas menos consolidadas são as da vereadora Evinha Oliveira (SD), do vereador Marconi Daniel Melo Alencar (PV) e do ex-prefeito Anilton Bastos Pereira, com o Branco levando ligeira vantagem com base na informação do PA Alerta e do Site Painel, da jornalista Ivone Lima:
Diz o podcast: “Luiz de Deus confia mais em Anilton, ‘o Branco’ do que em Marcondes Francisco”, disse Moisés com base em conversas reservadas.
Gil Leal acrescentou: “Eles [Anilton e o grupo] é que estão vendo o que vão fazer com Marcondes.
Vale destacar que tanto Evinha (federal) quanto Marconi Daniel(estadual) foram bem votados na eleição passada. 7915 e 8093 votos, respectivamente. Evinha foi a candidata considerada como "boa de voto", com uma votação expressiva para deputada federal na cidade em 2022, ficando atrás apenas do deputado federal Mário Negromonte Júnior, que está no seu terceiro mandato federal. Foi a partir destes números que o SOLIDARIEDADE despertou interesse em lançá-la na disputa.
Nos bastidores, é discutido que Evinha seja atraída para ocupar o cargo de vice na chapa oposicionista até o início do próximo ano. No entanto, essa hipótese não foi definida pela parlamentar.