No país do futebol, milhares de meninos e meninas nutrem o sonho de se tornar um jogador profissional e vestir a camisa de grandes clubes brasileiros e europeus.
Sim, estrelas como Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo entre tantos outros atletas que marcaram história na modalidade despertam nas crianças e adolescentes o sonho de um dia serem atletas famosos. Para que isso aconteça, muitos pais apostam suas fichas nas escolinhas de futebol.
É aí onde tudo começa. As escolas de futebol têm sido um dos principais trampolins para meninos bons de bola. Hoje, a maioria dos clubes mantém contato permanente com algumas escolinhas e, de tempos em tempos, envia representantes para testar garotos que se destacam em cada uma delas.
Em Paulo Afonso, esse desejo também impulsiona centenas de jovens. Hoje, o município conta com alguns instrutores dedicados ao ensino do futebol de campo. Dentre estes se destaca o projeto do treinador Bié Andrade. Os treinamentos ocorrem na AABB, com aulas duas vezes por semana. Atualmente o projeto atende a 66 crianças.
De acordo com o treinador Bié Andrade, além de revelar atletas para times profissionais, a iniciativa visa, acima de tudo, formar cidadãos. A escolinha sobrevive com ajuda dos seus amigos, da eventual ajuda de comerciantes para cobrir custos com transporte, organização e outras despesas de participação em campeonatos na região.
É um trabalho social. A intenção além projetar jovens para o futuro, é igualmente formar homens para o bem de Paulo Afonso, enfatizou Bié Andrade.
Fonte/Autor: Luiz Brito DRT BA 3.913