Nesta quinta-feira, 27, a convite da rádio Betânia FM, 104,9, Bob Charles realizou uma entrevista com o especialista em gestão de pessoas e empreendedorismo, Leobson Sena e a consultora da Sete Ellus, e especialista em informática e comunicação na educação Thaisnara Vieira, ao vivo para relatar a importância da experiência do cliente junto à empresa.
Como já é sabido, em um processo seletivo, cabe ao RH apresentar a empresa, descrever a vaga, avaliar as competências exigidas, os requisitos mandatórios e por fim, analisar os perfis. No entanto, quem avalia tecnicamente e bate o martelo na contratação, é o gestor owner da vaga. Em um trecho da entrevista Leobson detalhou porque o termo experiência do cliente é tão importante dentro da gestão das empresas
De acordo com Leobson, uma primeira estatística mostra que 73% dos líderes e gestores consideraram que oferecer uma boa experiência do cliente é altamente relevante e essencial para o desempenho das empresas. Complementando, 93% delas acreditam na importância dessa experiência para aumentar o lucro da companhia. Uma segunda análise para agregar, onde clientes fiéis e satisfeitos possuem 5 vezes mais probabilidade de comprar na sua empresa.
O gestor, por sua vez, pode ser um engenheiro, contador, agrônomo, químico, farmacêutico, médico, ou seja, sua formação e conhecimento o torna especialista em sua área, mas muitas vezes lhe prejudica na seleção de um novo funcionário. Ocorre que nunca lhe foi ensinado como entrevistar, mas em contrapartida lhe é exigido contratar pessoas para seu time. Desta forma, ele tende a agir por intuição, podendo gerar insatisfações, perplexidades e até mesmo ação trabalhista pré-contratual.
Para a especialista em informática e comunicação, Thais Vieira, fazer gestão de pessoas implica numa árdua tarefa, à começar pela seleção de pessoas, por isso, é preciso se embasar em conhecimentos sólidos e atitudes corretas. Sim, vale usar a intuição em alguns momentos, mas ela não deve reger todo o espetáculo sozinha, pois na maestria deste palco, devem estar o senso de justiça, a ética e a certeza de sucesso mútuo.
Ao final Leobson, desejou que as respostas dadas tenham "afinado" um pouco mais a sensibilidade do empresário na sua futura escolha de selecionar talentos, afinal, o show não pode parar. Sucesso e sorte! Concluiram os consultores Leobson Teles e Thais Vieira, da Sete Ellus