Com diversas mensagens de apoio e votos de agradecimento. Assim foi dado inicio ao evento de entrega dos cartões Garantia-Safra no Município de Gloria. Agricultores familiares puderam na manhã desta quarta-feira (22), receber das mãos da Prefeita EnaVilma Negromonte seu primeiro cartão de adesão ao programa, que possibilita ao agricultor familiar contemplar quatro parcelas de R$150,00 (cento e cinqüenta Reais).
Receber o benefício Garantia-Safra permite ao pequeno agricultor familiar participar do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem como objetivo assegurar ao produtor o recebimento de um auxilio para recomeçar uma nova plantação. Vale ressaltar que os fenômenos climáticos como: excesso de chuva e seca são os principais fatores da degradação de uma lavoura.
No município de Gloria 270 agricultores serão beneficiados pelo Garantia Safra, que por conta da seca devastou boa parte da produção de milho e feijão das pequenas propriedades. Para o Secretario da Agricultura de Gloria é mais uma meta cumprida neste termino de ano, em que muitas dificuldades foram encontradas ao longo do caminho. "É histórica esta conquista, essas pessoas que aqui estiveram passarão seu natal com muito mais confiança e tranqüilidade, sabendo que poderão recomeçar no dia seguinte", comentou Gilvan Lisboa.
A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) é a peca chave do bom desempenho desta ação, já que a mesma promove ações de cadastramento de agricultores, assistência técnica e extensão rural. De acordo com o gerente regional EBDA Paulo Afonso, o bom desempenho dos trabalhos reflete em dias como esse, em que os agricultores estão felizes e satisfeitos com o andamento dos trabalhos executados pela equipe da EBDA.
"É gratificante para todos nós ver a alegria dos nossos agricultores familiares, que estão no dia a dia nosso de trabalho, nos dando verdadeiras lições de vida e superação diante dos desafios encontrados ao longo do caminho. É dever nosso ajudar ao agricultor, esta é a nossa bandeira e no que depender da EBDA mais ações e projetos serão feitos neste novo ano para beneficiar nossos agricultores", declarou Anttonio Ameida Junior Gerente Regional de Paulo Afonso.
Estiveram presentes parceiros e colaboradores desta ação beneficente como o Deputado Estadual Mario Negromonte Junior, a Prefeita do Município EnaVilma, Secretários do município entre outras pessoas que de forma direta e indiretamente somaram para que esta ação pudesse acontecer.
"Esta é a primeira vez que participo deste programa, e agradeço primeiramente a Deus e depois aos responsáveis por esse dia, por esta recebendo esse dinheirinho, que vai me ajudar e muito, já que perdi 70% das minhas plantações, já não sabia o que fazer mas agora já tenho como ajudar minha família, obrigado, obrigado e obrigado", expressou a agricultora familiar Marivone Santos Assunção 31 anos.
O programa
O Programa Garantia-Safra é uma ação do Pronaf criada para os agricultores que sofrem a de perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas. Sua área de atuação abrange os municípios localizados na região Nordeste, no norte do Estado de Minas Gerais (Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha) e no norte do Estado do Espírito Santo.
Para participar, é necessário aderir ao Garantia-Safra anualmente. Esta adesão deve ser feita pelos estados, municípios e agricultores. Recebem pagamentos os agricultores que aderiram nos municípios em que é detectada perda de pelo menos 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca e milho.
Os benefícios são pagos diretamente aos agricultores, em parcelas mensais por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. Quanto ao valor os benefícios e a quantidade de agricultores a serem cobertos pelo Programa, a definição acontece anualmente em, data anterior ao início da safra agrícola (meses de junho, julho ou agosto), após o Comitê Gestor do Garantia-Safra reunir-se.
Fonte/Autor: Isabela Canuta