A prática de nepotismo é crime previsto na súmula vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal, que proíbe grau de parentesco até o 3º grau.
Quase todos que ocupam cargos em secretárias ou mesmo cargos comissionados na prefeitura municipal de Jeremoabo, não possui qualificação técnica ou acadêmica para ocupar os referidos cargos.
“Essa situação acarreta clara violação aos princípios da impessoalidade, eficiência, igualdade e da moralidade, insculpidos na Constituição Federal. Além do latente desrespeito ao princípio da razoabilidade”
O que está acontecendo na administração municipal de Jeremoabo com tantos desmandos impunes, parece que o prefeito seguiu a risca a máxima do escritor russo Dostoiévski: "Se Deus não existe, tudo é permitido."
" Se o (des)governo Deri do Paloma não cometeu o crime de nepotismo, extinguem-se todos os valores éticos e morais.
O nepotismo é a porta de entrade para a IMPROBIDADE,
" O mínimo que se espera de quem ocupa um cargo público é que ele seja honesto e eficiente e aja sempre guiado pela consciência de servir à comunidade. Isso é o que se chama probidade administrativa. Os atos de improbidade ocorrem quando os recursos públicos - desde verbas até pessoal e equipamentos - são utilizados de forma ineficiente ou irresponsável: como a compra de materiais e equipamentos sem necessidade ou de má qualidade; e o mau atendimento ou a prestação de serviços de má qualidade.
O prefeito de Jeremoabo além de não respeitar a lei e a justiça, é reincidente na pratica de nepotismo, isso porque foi condenado e multado por várias vezes através do TCM-BA, porém, não está nem aí, no mínimo desconhece a palavra escrupulo e responsabilidade, permance cometendo o mesmo erro e praticando o mesmo dolo.
Enquanto isso, que sempre sai prejudicado é o povo.
Fonte/Autor: Dedé Montalvão