BobCharles.com.br

Política

Paulo Afonso - Bahia - 03/12/2020

Diplomação de eleitos e reeleitos ocorre até 18 de dezembro

Foto: Divulgação

A tradicional cerimônia de entrega dos diplomas ao prefeito reeleito e aos vereadores, pela Justiça Eleitoral, poderá ocorrer até o dia 18, em Paulo Afonso. O ato poderá até ocorrer  de forma virtual. Nessa hipótese, a intenção seria garantir a segurança de todos os envolvidos e evitar contágio do novo coronavírus (Covid-19).

A cerimônia atesta a vitória dos candidatos escolhidos pela população nas eleições, e habilita os eleitos a tomarem posse para o exercício dos mandatos. É somente a partir deste processo, que os candidatos se tornam aptos a tomarem posse nos cargos para os quais  foram eleitos.

Aliás, sobre a diplomação é estranho que nenhum partido de oposição tenha impetrado liminar para atribuir efeito suspensivo com a finalidade de impedir a diplomação do prefeito reeleito e seu vice, nas eleições de novembro. Logo após o resultado do pleito, pipocaram rumores de todos os lados, sobre possível gasto ilícito de recursos financeiros especialmente com a COVID-19, para fins eleitorais e farta distribuição de cestas básicas. Para um advogado local, “é imperioso que sejam determinadas as providências necessárias para que o direito político fundamental atinente à cidadania, da coletividade em seu conjunto, não seja lesado e agredido com a diplomação dos representados".

 

 

Fonte/Autor: Texto: Luiz Brito DRT/BA 3.913

URL: http://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=18405