O pleito que acontece no mês de novembro poderá promover uma renovação de mais de 50% na Câmara de Vereadores de Paulo Afonso. Dos 15 vereadores, Mário Galinho (SOLIDARIEDADE) não disputará à reeleição, mas a sucessão do prefeito Luiz de Deus (PSD). Os outros 14 parlamentares que disputarão à reeleição, alguns poderão enfrentar problemas com a legenda partidária e ficarão no meio do caminho, bem como terão votações inexpressivas e ficarão de fora da Câmara.
No quadro em tela, cogita-se que entre os atuais parlamentares Marconi Daniel, Bero do Jardim Bahia, Irmã Leda, Zé Carlos do BTN, Pedro Macário Neto, Beto Jardim Aeroporto e Marcondes Francisco, estão entre os mais cotados para renovar o mandato.
Apesar da probabilidade de uma renovação significativa, existem estudos que mostram que um parlamentar de primeiro mandato demora os dois primeiros anos da legislatura para compreender a dinâmica dos parlamentos." "Se do ponto de vista da eficácia parlamentar a renovação não leva, necessariamente, a melhorias, ela cumpre um papel fundamental na relação dos cidadãos com a política."
Fonte/Autor: Luiz Brito DRT/BA 3.913