A gestão do prefeito de Jeremoabo, Deri do Paloma (PP) ainda não pagou os salário de dezembro e a segunda parcela do 13º salário dos servidores municipais. Por lei, a prefeitura deveria ter pago o 13º dos servidores até 20 de dezembro, o que não ocorreu.
Os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que seriam destinados à prefeitura foram bloqueados por decisão judicial e o pagamento dos salários de dezembro e 13º dos servidores, ficaram comprometidos.
O secretário de Administração de Jeremoabo, Nilson Lubarino, joga a culpa Lubarino culpa “A gestão anterior, de que segundo ele, de forma fraudulenta, parcelou uma dívida previdenciária de mais de R$ 8 milhões e, em seguida, entrou na Justiça para não pagar. A Receita Federal, por sua vez, pediu o cancelamento do parcelamento, ficando essa dívida em aberto e gerando o bloqueio”, justificou.
O vereador Kaká de Sonso (PSD) discorda. "É imprescindível que a prefeitura -- pelo menos -- dê transparência ao que está acontecendo a toda a população e pare de tentar mascarar a tragédia que ela mesma criou", disse. Com o “descompasso” do governo Derí do Paloma o risco agora é de atrasarem a folha de janeiro.
Nos bastidores comenta-se que embora tenha tentado, a prefeitura não teria conseguido êxito no encaminhamento de uma liminar que tinha como propósito desbloquear o dinheiro que a receita Federal tinha bloqueado referente ao INSS . Fala-se em algo em torno próximo de 2 milhões. A prefeitura também não repassou o duodécimo da Câmara de Vereadores que igualmente estão sem salários. O departamento jurídico da Câmara deve entrar na justiça contra o prefeito Deri do Paloma nas próximas horas.
Fonte/Autor: Luiz Brito DRT/BA 3.913