Qual a importância de se interessar por política – e de entender pelo menos o básico sobre o assunto? Confesso que relutei a começar a escrever sobre esse tema, afinal dizer que política é importante é chover no molhado.
Por exemplo: você já deve ter ouvido que o homem é um animal político – conceito de Aristóteles. Fazemos política a todo momento, afinal precisamos tomar decisões que afetam a coletividade a toda hora.
Muito provavelmente você também já ouviu a famosa frase de Arnold Toynbee (ou alguma versão dela):
“O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam.” O primeiro passo para mudar é entender.
Tudo precisa começar de algum lugar. Pode ser que a ideia de engajamento político remeta a coisas como se filiar a um partido ou associação, frequentar assembleias e reuniões, fazer protestos, discursar, bater boca, entre outras atividades pouco confortáveis.
Mas por que não começar pelo básico, como aprender mais sobre o sistema político no Brasil? Coisas como o sistema proporcional em lista aberta, o modo como se financiam as campanhas eleitorais, e o processo para que um candidato consiga ter a chance de concorrer a um cargo eletivo? Acredito que buscar informação e criar gosto pela política é aquele primeiro passo que falta para você se tornar um cidadão mais consciente e engajado. Estamos às vésperas das eleições municipais, mas não quaisquer eleições municipais, uma eleição que vai ser permeada por assuntos complexos que rondam nosso noticiário diariamente.
Fonte/Autor: Anderson Gomes da Silva.