Paulo Afonso, Glória e Santa Brígida estão entre os municípios do Norte baiano nos quais o recadastramento pode ser realizado até o ano de 2020. De acordo com o servidor do Cartório Eleitoral da cidade, localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, 656, Moacir Sampaio, o Cartório está atendendo normalmente das 08 às 12 e das 13 às 15:45. Importante lembrar que no período matutino são liberadas 90 senhas, sendo 60 comuns e 30 prioridades. As 10 horas são entregues mais 40 senhas que serão utilizadas o periodo da tarde.
O outro prazo é o dia 9 de maio, data em que se encerra do alistamento. Ou seja, as pessoas que vão precisar fazer transferência, primeiro título eleitoral ou revisão biométrica. Moacir reforçou que para a eleição deste ano, quem não fizer o recadastramento vota de qualquer forma, trata-se de uma eleição mista.
1º título
Para quem deseja fazer seu primeiro título de eleitor ainda esse ano, é preciso que procure o Cartório até o dia 9 de maio, pois em função das eleições de outubro o processo só reabre em novembro. É necessário levar consigo um comprovante de residência que esteja em nome das pessoas - conta de água ou luz -, um documento com foto, seja a identidade, CNH ou carteira de trabalho.
E para quem deseja transferir seu título, é necessário levar os três últimos comprovantes de residência e um documento.
Votantes: Em Glória tem 12. 700, Santa Brígida, 11. 800 eleitores. E Paulo Afonso, 81 mil eleitores. Segundo Moacir a média de abstenção nesses municípios acompanha a estimativa nacional que fica entre 20 e 30%.
Fonte/Autor: Luiz Brito DRT/BA 3.913 - Edição ACZuca