Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que precisam de tratamento em outros Estados, contam com a assistência do Programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), da Secretaria Municipal de Saúde. Somente em 2017 foram atendidas 15.840 pessoas pelo programa.
Atualmente, cerca de três mil pacientes estão cadastrados no TFD. Alguns realizam apenas o acompanhamento pós-tratamento, como os transplantados que devem retornar para avaliação, conforme especificação médica.
Todos os que saem para outros Estados, no caso de Paulo Afonso, na sua grande maioria Salvador, recebem os benefícios do programa como hospedagem do paciente e acompanhante, dependo da gravidade da doença e pessoas acima de 60 anos, além de passagens de ônibus, inclusive para acompanhantes.
O TFD é responsável pelo agendamento dos serviços de consultas, exames e diagnósticos - não ofertados na rede estadual - O paciente só se desloca após a confirmação da disponibilidade de vaga no local pretendido.
"A assistência é garantida aos usuários nos casos em que todas as alternativas de tratamento forem esgotadas no município. Então iniciamos o processo de agendamento e encaminhamos para outros centros de referência”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Ivaldo Sales Nascimento Júnior;
Ivaldo diz, ainda, que o agendamento é uma das grandes dificuldades do programa, pois depende da disponibilidade de vagas em outros hospitais para encaminhar o paciente. "Muitas vezes, o usuário não compreende que a demora no agendamento não depende apenas de nós. Fazemos o possível para garantir o tratamento de todos”, explica.
Para o usuário ter acesso ao serviço é preciso passar, anteriormente, pelas assistências de saúde do município. Quando todas as alternativas forem esgotadas, ou o tratamento não for realizado no local de residência, o paciente é encaminhado ao TFD para tratamento em Salvador ou outro Estado que oferte o serviço.
Fonte/Autor: Por; Luiz Brito DRT\BA 3.913