Os quase 80 mil eleitores de Paulo Afonso, cidade disputada por dois herdeiros diretos do maior clã político local, vão amanhã às urnas com apenas uma certeza. Independente do resultado, o derrotado será irmão do vitorioso. No município, o duelo é travado por Paulo de Deus (PMDB) e Luiz de Deus (PSD), ambos ex-prefeitos.
Dia da consciência
Amanhã (domingo, 2), é dia de o eleitor escolher seus candidatos a prefeito e vereador. Que o pleito seja uma festa da democracia e as escolhas, as mais acertadas possíveis.
Prazo
Os candidatos e partidos que disputam as eleições só podem distribuir material gráfico – os “santinhos” – até hoje, 1, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC). No domingo, 2, os eleitores vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores dos 417 municípios da Bahia.
Horário
O período permitido para as propagandas termina às 22 horas. A determinação se estende também à promoção de caminhadas, carreatas, passeatas ou uso de carros de som com divulgação de jingles ou mensagens dos candidatos.
Postura
O TRE-BA afirma ainda que no dia da votação são permitidas apenas manifestações individuais dos eleitores.
Surpresa
Alguns candidatos a vereador, que já falam como se estivessem eleitos já estariam com camarote assegurado na rural que vai para Canindé de São Francisco (SE). É o que contam dirigentes dos partidos desses próprios postulantes. Tem gente que vai ter ressaca das urnas na segunda-feira.
Não é uma boca livre
A eleição em Santa Brígida é favorável ao prefeito Gordo de Raimundo (PT), mas nada que possa ser apontado como amplo favoritismo. A candidatura de João de Sizinandes (PP) uniu a oposição. E num colégio eleitoral pequeno, qualquer movimento mais brusco no dia muda o resultado.
Fonte/Autor: Por Luiz Brito DRT/BA 3.913